Chrome 80 terá bloqueio automático de pop-ups de notificação

1 min de leitura
Imagem de: Chrome 80 terá bloqueio automático de pop-ups de notificação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os desenvolvedores do Chrome estão trabalhando em uma nova ferramenta que promete acabar com o incômodo causado pelos alertas de notificações de sites. A novidade estará disponível na próxima versão do navegador da Google, prevista para ser lançada no início de fevereiro.

Em postagem no blog oficial do Chrome, publicada na última terça-feira (7), a Gigante de Mountain View revelou que o Chrome 80 irá bloquear os pop-ups de navegação por padrão, trazendo uma “interface de usuário mais silenciosa”, disponível na versão para computador e no app, para reduzir a interrupção causada pelas solicitações de permissão de notificação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a companhia, o recurso será ativado automaticamente sob duas condições: no caso dos usuários que normalmente bloqueiam estas notificações e também nos sites com taxas de ativação muito baixas da função. Haverá ainda a possibilidade de acionar o bloqueio manualmente nas configurações do navegador.

As notificações serão bloqueadas na versão para computador e também no app para dispositivos móveis. (Fonte: Google/Reprodução)

No comunicado, a Google revelou também a ideia de disponibilizar, até o final do ano, uma aplicação adicional contra sites abusivos que estejam utilizando as notificações da web para a propagação de anúncios, malwares e outras finalidades maliciosas.

Ativação manual do bloqueio

O bloqueio automático dos pop-ups de notificação no Chrome começará a ser ativado gradualmente após o lançamento da versão 80 do navegador, caso o usuário se encaixe em uma das duas situações descritas anteriormente.

Mas aqueles que estiverem fora dos requisitos citados poderão ativar a função de forma manual, no menu de configurações do Chrome. Na opção Configurações do site, basta procurar por Notificações e marcar a caixa de seleção “Usar mensagens mais silenciosas”.

Caso queira cancelar o recurso é só desmarcar essa alternativa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.