Modo Escuro 'agendável' pode chegar somente no Android 11

1 min de leitura
Imagem de: Modo Escuro 'agendável' pode chegar somente no Android 11

Segundo o XDA Developers, o Android 11 poderá ganhar o recurso de modo escuro agendável, o que significa que os usuários poderão programar um horário para que o tema seja aplicativo ao sistema automaticamente.

Nos últimos anos, o modo escuro se tornou uma febre entre usuários de dispositivos eletrônicos. Em aparelhos com tela AMOLED, a funcionalidade pode ajudar a poupar bateria. Mas, mesmo em outros tipos de tela que não aproveitam esse benefício, é bastante cômodo poder usar o PC/celular à noite, ou em lugares mais escuros, com um pouco mais de conforto para os olhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o Android 10, a Google implementou o tema escuro em todo o sistema, abrangendo todos os apps compatíveis. No entanto, a versão beta do sistema contava com a função de ativá-lo de forma agendada. Infelizmente, essa opção foi removida antes do SO ser liberado oficialmente.

Fonte: Leak/Reprodução

Em uma entrevista coletiva, a Google disse que resolveu banir a opção de agendamento para a ativação do modo escuro porque ela afetava a experiência do usuário de forma negativa: no momento da ativação, os apps eram reiniciados, o que poderia causar lentidão no sistema, além de causar perda de informações.

Adicionalmente, a função forçava os apps a solicitar as permissões de localização para recalcular os horários de nascer e pôr do sol, uma atividade bem complicada, ainda mais quando se está em regiões perto dos polos norte e sul.

Havia outra possibilidade para implementar a função de agendamento, caso a Google voltasse a usar o recurso chamado Night Light, lançado no Android 7.1. Porém, isso implicaria em voltar a fazer uso de uma parte de código que não interessa mais à companhia.

No momento, os usuários do Android 10 só poderão ativar o modo escuro de forma manual. Enquanto isso, o Issue Tracker da Google apontou a possibilidade do tema escuro poder ser aplicado por meio do agendamento, mas somente em uma nova versão do sistema, que seria a 11.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.