Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Udemy

O que você precisa estudar para se tornar um analista de dados?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: O que você precisa estudar para se tornar um analista de dados?
Avatar do autor

Por Eduardo Harada

via nexperts

Nos últimos anos, algumas carreiras tecnológicas começaram a ganhar grande destaque. Esse é o caso das formações relacionadas a inteligência artificial, Internet das Coisas e aprendizado de máquina; porém, existe outro ramo que tem atraído cada vez mais profissionais: data science ou ciência de dados.

Nesse segmento, deter conhecimento sobre temas como deep learning, redes neurais e Big Data é importante. Contudo, muitos não sabem nem por onde começar ou talvez estejam confusos diante de tantos termos e informações novas.

Neste artigo, criado em parceria com a Udemy, vamos ajudar aqueles que estão interessados em se tornarem analistas de dados. O nosso objetivo é indicar os primeiros passos que esses profissionais precisam dar e mostrar uma excelente alternativa para quem procura um bom começo.

O que faz um analista de dados?

O analista de dados é o profissional responsável por coletar, compilar, analisar e prover as interpretações corretas das informações coletadas. Esses dados podem ter origens diversas e estar relacionados aos mais diferentes tipos de negócios. O objetivo das análises é promover algum tipo de benefício para a organização, talvez auxiliando na tomada de uma decisão estratégica da empresa ou que contribua para a obtenção de mais lucro com mudanças nas campanhas de marketing ou vendas.

Percebe-se, portanto, que um analista de dados precisa ter capacidade de interpretação apurada e entender muito bem sobre o meio no qual está inserido. Ao realizar a sua análise, esse profissional precisa avaliar cuidadosamente os benefícios e os riscos de cada manobra, auxiliando os gestores na tomada de decisões. Em último caso, o analista de dados pode contribuir (ou prejudicar, se as suas interpretações estiverem incorretas) a empresa de várias maneiras.

O que um analista de dados estuda?

Os analistas de dados geralmente são acadêmicos formados (ou estudantes) em cursos ligados à área de tecnologia. Entre eles podemos mencionar Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação e setores relacionados. Porém, alguns profissionais desse segmento têm formações em outros campos das Ciências Exatas, como Estatística, Economia ou Matemática.

Sendo um pouco mais específicos com relação aos conhecimentos exigidos pelo cargo de analista de dados, podemos mencionar algumas características essenciais:

  • Raciocínio lógico apurado e boa capacidade de interpretação: o analista de dados precisa ter um apurado pensamento lógico e uma capacidade elevada de interpretar corretamente os dados expostos
  • Conhecimento em linguagens de programação: não raro, os profissionais dessa área precisam lidar com linhas de código escritas em diversas linguagens de programação, o que exige conhecimento específico nesse assunto
  • Domínio em banco de dados: um conhecimento essencial para o analista de dados é o relacionado ao banco de dados, seu funcionamento, estrutura e a linguagem utilizada para consultas, o SQL (Structured Query Language)
  • Habilidade com números: como muitos profissionais da área de exatas conseguem se dar bem com os dados, percebe-se que um bom relacionamento com os números certamente pode ajudar um analista de dados.

Por onde começar?

Você já sabe o básico sobre a carreira de analista de dados, mas por onde começar a dar os primeiros passos? Graças a uma parceria entre o TecMundo e a Udemy, nós podemos oferecer a resposta.

A maior plataforma de cursos online do mundo está oferecendo alguns cursos com desconto para você se tornar um analista de dados. Todas as ofertas são de conteúdos atualizados e muito relevantes para quem quer aprender sobre o tema. Confira as ofertas que o TecMundo e a Udemy prepararam para você.

Formação Cientista de Dados com Python e R

Data Science de A a Z - Da extraçao a exibição dos Dados

Conheça a Udemy

Somente quem já estudou na Udemy conhece todas as vantagens oferecidas pela plataforma. Um dos maiores benefícios é exatamente para aqueles que ainda estão com “um pé atrás”. Caso o aluno não fique satisfeito com o conteúdo do curso adquirido, é possível pedir o reembolso em até 30 dias após o pagamento e início das aulas.

Vale destacar que o pagamento pelo conteúdo e acesso é feito uma única vez e dá acesso vitalício às aulas. Sem assinatura ou qualquer outro tipo de cobrança adicional para os alunos. Além disso, se o investimento em cursos for superior a R$ 50,00, é possível parcelar a compra em até 3 vezes no cartão de crédito.

Todos os cursos pagos da Udemy também possuem certificado de carga horária, comprovando que você assistiu ao conteúdo das aulas. Como estamos falando de cursos online, você pode estudar em qualquer horário e ainda usar os aplicativos da plataforma, disponíveis para Android e iOS. É possível até mesmo baixar as videoaulas para assistir em locais sem conexão com a internet.

Se você ficou interessado, confira os milhares de cursos disponíveis pela Udemy para você dar um UP na sua carreira!

Fontes

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
O que você precisa estudar para se tornar um analista de dados?