Gmail dinâmico chega para usuários Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: Gmail dinâmico chega para usuários Android e iOS

Emails deixaram de ser apenas mensagens desde julho deste ano, quando a Google lançou a versão beta do que chamou de “emails dinâmicos” mas apenas para usuários web do Gmail. Agora, o recurso se estendeu para usuários Android e iOS.

A novidade permite que o usuário, em vez de ter que acessar o browser quando recebe pelo Gmail uma mensagem com um formulário para preencher ou ofertas de uma loja de roupas, possa navegar pelo conteúdo no próprio corpo da mensagem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O conteúdo dos emails podem ser atualizados em tempo real, como no compartilhamento de páginas com comentários e ofertas com tempo limitado para serem aceitas. Não apenas isso: é possível navegar entre todos os aplicativos do G Suite sem sair do Gmail, como inserir compromissos no calendário ou responder a comentários no Google Docs.

O sistema, anunciado em abril e implantado ao longo do ano para toda a base de usuários do aplicativo do G Suite, baseia-se no processo Accelerated Mobile Pages (AMP), projeto lançado pela Google em 2015 para melhorar a velocidade de carregamento de sites em smartphones e demais dispositivos móveis.

Gmail dinâmico por padrão

Parceiros da Google (como Booking.com e Pinterest) também passaram a enviar emails dinâmicos, e a tendência é aumentar, principalmente com a chegada do recurso aos usuários móbile. Antes de ser liberado para suporte a AMP, a empresa parceira precisa antes passar por uma verificação de privacidade e segurança da Google.

O email dinâmico aparece como recurso padrão do Gmail em todos os domínios, mas pode ser desativado pelos administradores ou, no caso de contas individuais, pelos usuários (para ver os emails com a novidade, é preciso também ativar a configuração “exibir imagens externas”). A novidade aparecerá para todos que usam o Gmail até meados de dezembro, e em todas as edições do G Suite.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.