Por que o design de UI é essencial no mundo da tecnologia?

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Por que o design de UI é essencial no mundo da tecnologia?

Você já se pegou acessando algum site tão complicado e bagunçado que dava até desgosto de utilizar? Elementos fora do lugar, cores aleatórias, botões que não funcionam, navegação truncada e muitos outros detalhes que acabaram estragando a sua experiência de visitação daquela página. O pior é que isso pode acontecer até mesmo com produtos físicos, como eletrônicos e eletrodomésticos.

De quem é a culpa de tudo isso? É lógico que pode haver uma parcela de responsabilidade do próprio usuário, especialmente quando ele não é muito hábil na utilização de algumas tecnologias. Contudo, na maioria das vezes a culpa é de quem criou aquela solução tecnológica. E o que a pessoa por trás daquilo deixou de fazer foi se atentar ao design de interface.

O que é design de interface?

?Udemy

Antes de definir o que é design de interface, vamos dividir o termo e entendê-lo em partes.

A interface, também chamada de interface de usuário, é a característica de uma aplicação ou um dispositivo que permite a interação da pessoa com aquela solução tecnológica. Para um site, a interface é a página que o usuário está visualizando, bem como seus diversos componentes. Caixas de texto, menus, barras de rolagem, cores, botões e muitos outros elementos podem compor a interface, nesse caso.

Para um produto físico, a interface é como o objeto se apresenta ao usuário e a forma como ele o utiliza. Um liquidificador, por exemplo, pode ter como componentes da interface os botões, o encaixe do copo, o formato da tampa, o fio da tomada de alimentação e muitos outros detalhes.

Ao unirmos as palavras interface e design, estamos atribuindo um novo significado a esses termos.

Como a palavra design faz referência à ciência da criação de novos produtos (físicos ou digitais), falar de design de interface se traduz em criar com o objetivo de oferecer uma boa experiência de uso às pessoas. Significa se preocupar com aspectos como a funcionalidade, a aplicação, a utilidade e a finalidade — não simplesmente conceber algo belo.

Qual é a importância do design de interface?

Se você já passou pela experiência descrita no primeiro parágrafo, tendo dificuldade de lidar com uma solução tecnológica qualquer por conta de sua interface, é provável que você já tenha entendido qual é a importância do design de interface. Quando bem aplicado, esse conceito facilita o uso do produto e permite que o usuário cumpra o seu objetivo ao utilizar determinada solução.

Udemy

Um site com design de interface bem projetado permite ao visitante realizar suas buscas, cadastrar-se e navegar tranquilamente, tendo uma experiência agradável.

Um produto físico bem projetado sob o ponto de vista do design de interface também não oferece barreiras ao usuário. Ao entrar em contato com o objeto, a pessoa consegue entender rapidamente seu funcionamento e logo compreende a forma correta de utilizar aquela solução.

Portanto, o design de interface é uma característica essencial a ser observada dentro do mundo da tecnologia. Seja para a criação de produtos físicos ou digitais, é preciso levar em conta esse aspecto. Até mesmo o sucesso de uma solução pode estar atrelado ao design de interface.

Como criar soluções tecnológicas com um bom design de interface?

Esse é o grande desafio da indústria tecnológica: criar soluções cujo design atenda com qualidade os usuários. Para os que estão preocupados com esse aspecto na concepção de seus produtos, há bons cursos especificamente desenvolvidos para atender a essa demanda.

Em mais uma parceria com o TecMundo, a Udemy, maior plataforma de cursos online do mundo, disponibiliza duas opções especiais aos nossos visitantes. Além da reconhecida qualidade dos cursos, nos próximos dias a Udemy oferecerá um preço diferenciado. Confira, logo abaixo, as ofertas relacionadas à aplicação de um bom design de interface:

UX & Design Thinking: Experiência do Usuário nos negócios

Udemy

UI Design: Design de Interfaces com foco em Projetos Web

?Udemy

Curso Completo de Design de Interface

Udemy

Conheça a Udemy

Você ainda não conhecia a Udemy? Saiba que estamos falando simplesmente da maior plataforma de cursos online do mundo. Milhões de alunos já desfrutaram das vantagens de estudar com eles, e é por isso que ficamos contentes em trazer essa oferta.

Para aqueles que ainda não conhecem a plataforma, um dos maiores benefícios é exatamente a garantia de satisfação. Caso o estudante não esteja contente com o conteúdo do curso adquirido, é possível pedir o reembolso em até 30 dias após o pagamento e início das aulas e receber o seu dinheiro de volta.

Vale destacar que o pagamento pelo conteúdo e acesso é feito uma única vez e dá acesso vitalício às aulas, sem assinatura ou qualquer tipo de cobrança adicional para os alunos. Além disso, se o investimento em cursos for superior a R$ 50, é possível parcelar a compra em até 3 vezes no cartão de crédito (ou em 6 vezes para compras a partir de R$ 100).

Todos os cursos pagos da Udemy incluem certificado de conclusão, comprovando que o conteúdo das aulas foi assistido. Como se trata de cursos online, você pode estudar em qualquer horário e ainda usar os aplicativos da plataforma, disponíveis para Android e iOS. É possível até mesmo baixar as videoaulas para acompanhar em locais sem conexão com a internet.

Se você ficou interessado, confira os milhares de cursos disponíveis pela Udemy para você dar um up na sua carreira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.