Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Engenheiro descobre senha criada há 39 anos pelo pai do sistema Unix
Avatar do autor

Por Raphael Andrade

via nexperts

1 min de leitura

Engenheiro descobre senha criada há 39 anos pelo pai do sistema Unix

A senha criada há 39 anos por Ken Thompson, co-criador do sistema Unix finalmente foi desvendada. O feito foi realizado pelo engenheiro australiano Nigel Williams, após a descoberta de outras senhas de desenvolvedores notórios do sistema Unix. A combinação fazia parte de um sistema baseado em BSD, uma das versões originais do Unix muita utilizada por cientistas no passado.

Tudo teve início em 2014, quando o desenvolvedor Leah Neukirchen encontrou o arquivo "/etc/passwd" em uma fonte pública de uma versão 3 do BSD. O arquivo incluía senhas que pertenciam a desenvolvedores do Unix, como Dennis Ritchie, Stephen R. Bourne, Ken Thompson, Eric Schmidt, Stuart Feldman, e Brian W. Kernighan. Todas as senhas estavam protegidas por um algorítmo (hoje ultrapassado) DES-based limitadas à 8 caractéres, e por diversão, Neukirchen decidiu usar o método de força bruta no pacote de senhas. Graças ao uso de ferramentas como John the Ripper e hashcat, ele conseguiu desvendar quase todas as combinações e postou as descobertas no mailing da Unix Heritage Society.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E foi analisando este material de Neukirchen que Williams percebeu que a senha de Thompson  não havia sido descoberta. Nas palavras dele, foi preciso quatro dias e um AMD Radeon Vega64 com o hashcat rodando à 900MH/s para que ele conseguisse descobrir a senha do pai do Unix.

A senha de Thompson era "p/q2-q4!a" — uma anotação de xadrex para descsreverf o movimento "peão da rainha 2 para rainha 4".

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Categorias

Software Linux Segurança

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Engenheiro descobre senha criada há 39 anos pelo pai do sistema Unix