Só Android 10: Google vai forçar celulares de 2020 a usarem o novo SO

1 min de leitura
Imagem de: Só Android 10: Google vai forçar celulares de 2020 a usarem o novo SO
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google vai limitar o lançamento de celulares usando o Android 9 Pie até o dia 31 de janeiro de 2020. Todos os aparelhos certificados para o lançamento a partir do dia 1º de fevereiro deverão usar o Android 10.

A medida visa diminuir a fragmentação do sistema operacional, que hoje ainda conta com smartphones rodando versões que foram lançadas há mais de cinco anos. Ela apenas vai impedir novos lançamentos com versões do SO anteriores à mais recente. Contudo, a comercialização desses modelos será liberada, desde que ainda haja estoque.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Calendário de lançamento do Android 10

A empresa liberou um calendário de lançamento do Android, informando o limite citado anteriormente (última linha). De acordo com essa tabela, aparelhos certificados para sair de fábrica com o Android Go 8.1 Oreo têm limite de lançamento até o dia 31 deste mês de outubro.

Fonte: Google/Divulgação

Fragmentação do Android pode estar longe de acabar

A decisão da companhia é importante porque vai fazer com que mais de 90% dos aparelhos lançados em 2020 saiam de fábrica com a última versão do sistema, o que trará ótimos benefícios para os usuários no que se refere à segurança e privacidade.

No entanto, a rápida evolução dos smartphones têm colocado no mercado aparelhos cada vez mais robustos, o que faz com que os usuários passem cada vez mais tempo sem trocar de dispositivo.

Se as fabricantes continuarem limitando os dispositivos a poucas grandes atualizações do sistema, esse efeito dominó estará longe de ser resolvido pela Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.