Apple Mapas chega aos EUA com recursos 'copiados' do Google Maps

1 min de leitura
Imagem de: Apple Mapas chega aos EUA com recursos 'copiados' do Google Maps

Após passar por reformulações, a versão atualizada do Apple Mapas começa a ser distribuída para usuários dos Estados Unidos, especificamente para cidades do Texas, Califórnia e Nova York. De modo geral, o update traz recursos muito parecidos com os do Google Maps e Street View, como navegar e explorar um local diretamente do dispositivo móvel. Essas novidades foram anunciadas durante a WWDC 2019, e tinham previsão de lançamento para até o fim deste ano com a chegada do iOS 13.

“O Mapas está ainda melhor e pronto para levar você aonde precisar. Mais detalhado, com experiências imersivas em 3D e acesso fácil a destinos imperdíveis. E, quando você chega a seu destino, ele também sugere atividades interessantes por lá”, descreve um post de divulgação do serviço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Outra alteração presente no novo Apple Mapas está na opção de visualizar o horário e rota de linhas de ônibus do transporte público. Porém, ao contrário do Google Maps, esse recurso para iOS está restrito a apenas algumas cidades dos Estados Unidos. A atualização também traz a possibilidade de compartilhar em tempo real sua localização e estimativa de chegada a um compromisso quando houver atraso.

Segundo a Apple, seu app de mapas foi reconstruído do zero após veículos próprios da gigante terem percorrido “mais de seis milhões de quilômetros”. Esse tipo de investimento teria sido essencial para trazer melhorias consideráveis ao app da gigante da tecnologia.

Apple Mapas para iOS 13 apresenta várias funções "copiadas" do Google Maps. (Fonte: Apple/Divulgação)

Concorrência e implementação

Lançado em 2012, o Apple Mapas foi desenvolvido como uma alternativa ao Google Maps, considerado padrão na linha iPhone desde 2007. Contudo, ao longo dos anos, usuários reclamaram que o serviço para iOS exibia imagens distorcidas e várias informações imprecisas. Com o objetivo de corrigir esses problemas, a ferramenta passou por sua primeira grande reformulação em 2018.

Mesmo assim, o app não cobria várias localidades e, por isso, deixava de ser atrativo para várias pessoas adeptas do sistema. Agora, a partir das mudanças para iOS 13, a Apple espera se aproximar de outros concorrentes, como o Google Maps e Waze.

A previsão é que até o final de 2019, o update do Mapas seja completamente implementado nos Estados Unidos. Quanto a outros países, a novidade surgirá em dispositivos iPhone e iPad somente em 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.