Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Udemy
Imagem de: O que é o Android Studio, ferramenta criada para desenvolver apps mobile
Avatar do autor

Por Eduardo Harada

5 min de leitura
Patrocinado

O que é o Android Studio, ferramenta criada para desenvolver apps mobile

O conceito de aplicativos para dispositivos móveis não é mais uma novidade para ninguém. Você não precisa explicar o que é um app ao conversar sobre esse assunto com alguém que tem algum conhecimento a respeito do tema. Já falamos sobre os aplicativos como falaríamos sobre programas de computador, uma das analogias mais usadas ao tentar explicar o que são esses recursos.

Embora estejamos acostumados com a terminologia, isso não significa que sabemos tudo sobre o assunto. Quer ver só? Então conheça o programa usado para criar os aplicativos para o sistema operacional mais usado no mundo nos nossos cursos da Udemy"

Por acaso você sabe como os aplicativos para dispositivos móveis, como jogos e WhatsApp, Instagram e outros, são criados? Você sabe quais são as ferramentas utilizadas para o seu desenvolvimento? Qual é o processo pelo qual os apps precisam passar até se transformarem naquilo que conhecemos?

Essas são perguntas que talvez não o incomodem tanto, mas certamente seria interessante descobrir o “segredo” por trás dos aplicativos que usamos todos os dias. Ao terminar de ler este artigo, você verá que não existe “magia” na criação de apps e descobrirá que qualquer um pode se envolver nesse processo incrível.

Como tudo começa

UdemyUdemy

Antes de partirmos para a parte técnica, é importante retrocedermos um pouco e entendermos como surge a necessidade de um aplicativo. E essa situação pode ser bem variada, especialmente se levarmos em conta a quantidade de aplicativos disponíveis e as funções que eles podem desempenhar.

Consideremos um cenário bem simples: uma empresa quer criar um jogo; essa é a necessidade. A partir disso, a companhia pode procurar outra para que o app seja desenvolvido, tornando-se cliente da desenvolvedora para a criação dessa solução.

As duas partes devem se reunir e conversar bastante para entender como precisa ser esse jogo. Em quais plataformas ele será lançado? Como será o gráfico do game? Quais serão o estilo e o gênero adotados? Como os jogadores vão interagir com os controles?

Então já faz sentido começarmos a falar sobre a parte técnica do desenvolvimento de aplicativos. Essa parte inicial, que compreende a definição de requisitos e muitas outras etapas que antecedem o produto final, é essencial para determinar a qualidade do app e a sua capacidade de atender às necessidades do cliente. Não subestime essas etapas.

Iniciando o processo de desenvolvimento do aplicativo

UdemyUdemy

Depois de definidos os primeiros requisitos, a desenvolvedora já pode começar a criar o “rascunho” do produto. Apesar de ser normal a utilização de mockups (um modelo de demonstração do projeto) nessa fase, algumas empresas optam por criar uma versão funcional do app, dando maior clareza ao cliente sobre como tudo funcionará.

Digamos que o jogo usado como exemplo será desenvolvido para Android, a plataforma móvel mais usada em todo o mundo. Qual ferramenta será utilizada para a criação desse game? É muito provável que estejamos diante da necessidade de usar o Android Studio, uma das principais e mais importantes ferramentas para a criação de aplicativos para o sistema do robozinho verde.

É nesse assunto que eu gostaria de permanecer um pouco. Afinal, é no Android Studio que de fato acontece a “mágica” e é nesse programa que o app começa a ganhar forma de verdade.

Android Studio, uma das principais ferramentas de desenvolvimento de apps

O Android Studio é chamado de Ambiente de Desenvolvimento Integrado (ou IDE, sigla em inglês para Integrated Development Environment), um programa de computador que reúne as características e ferramentas de apoio para a criação de aplicativos para dispositivos móveis para Android.

Sabe aquelas linhas de código aparentemente confusas? Alguns já até as viram em filmes, séries e outros produtos da mídia, geralmente muito mal representadas. É no IDE que essas linhas são escritas, e são elas as responsáveis por dar as instruções para o funcionamento do app.

Portanto, o Android Studio nada mais é do que o programa usado para criar os aplicativos do OS. O software é disponibilizado gratuitamente pela própria Google (a dona do sistema) e mundialmente utilizado para desenvolver diversas soluções para dispositivos móveis. Assim, estamos diante de um programa importante — ou essencial — para quem pensa em entrar no mercado de desenvolvimento de apps.

Como desenvolver e criar aplicativos no Android Studio

Você sonha em “ser” a empresa responsável por criar os jogos que se tornarão a febre do momento? Ou gostaria de fazer parte da criação dos aplicativos que estarão sendo utilizados pelas pessoas, seja clientes de um negócio, seja um indivíduo qualquer que precisa da sua solução? Se esse é o seu desejo, saiba que dominar o Android Studio é uma boa pedida e certamente o aproximará do seu sonho.

Para quem sente esse desejo e essa necessidade, há uma solução muito boa já disponível. A Udemy, maior plataforma de cursos online do mundo, oferece uma formação para aqueles que desejam se tornar desenvolvedores de aplicativos para Android. O curso ensina do básico ao avançado aos alunos, mostrando todos os detalhes em 15 apps criados pelo próprio estudante.

Por meio de uma parceria com o TecMundo, esse curso estará disponível a um preço promocional nos próximos dias. É importante destacar que o valor estará vigente por tempo limitado; portanto, caso você queira aproveitar essa oportunidade, o melhor é não perder tempo!

Desenvolvimento Android — Aprenda a criar 15 apps

UdemyUdemy

Ainda não conhece a Udemy?

Quem conhece a Udemy sabe das vantagens que a maior plataforma de cursos online tem para oferecer. Um dos maiores benefícios é exatamente para aqueles que ainda não conhecem o serviço e estão com “um pé atrás”. Caso o estudante não fique satisfeito com o conteúdo do curso adquirido, pode pedir o reembolso em até 30 dias após o pagamento e o início das aulas e receber o dinheiro de volta.

Vale destacar que o pagamento do conteúdo é realizado uma única vez e dá acesso vitalício às aulas, sem assinatura ou qualquer outro tipo de cobrança adicional. Além disso, se o investimento em cursos for superior a R$ 50 é possível parcelar a compra em até 3 vezes no cartão de crédito (ou em 6 vezes para compras acima de R$ 100)

Todos os cursos pagos da Udemy incluem  certificado de conclusão , comprovando que o conteúdo das aulas foi assistido. Como estamos falando de cursos online, você pode estudar em qualquer horário e ainda usar os aplicativos da plataforma, disponíveis para Android e iOS. É possível até mesmo baixar as videoaulas para assistir em locais sem conexão com a internet.

Se você ficou interessado, confira os milhares de cursos disponíveis na Udemy para você dar um up na sua carreira.

Categorias

Software Android Udemy

Comentários

Conteúdo disponível somente online
O que é o Android Studio, ferramenta criada para desenvolver apps mobile