Aspirador de pó da Xiaomi é hackeado para rodar Spotify

1 min de leitura
Imagem de: Aspirador de pó da Xiaomi é hackeado para rodar Spotify

Um desenvolvedor chamado Eddie Zhang conseguiu fazer o seu aspirador de pó Xiaomi Mi Robot Vacuum Cleaner funcionar com o aplicativo de streaming Spotify. Utilizando técnicas de programação para máquinas baseadas em Raspberry Pi, ele conseguiu transformar o dispositivo de limpeza em uma caixa de som para transmitir músicas com uma qualidade de áudio extremamente duvidosa.

No vídeo abaixo, Zhang mostra o resultado final de seu experimento: após hackear o sistema do aspirador de pó e instalar uma modificação aberta do Spotify, foi possível sincronizar o Xiaomi Vacuum com o aplicativo no smartphone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Após a conexão entre os dispositivos ser feita, o usuário conseguiu enviar as faixas tocando no celular para os alto-falantes presentes no aspirador de pó. O resultado é um aparelho que já faz barulho naturalmente tocando músicas em baixa qualidade.

Como isso é possível?

A ideia de Zhang é bastante aleatória, mas mostra como programação é interessante e pode ser utilizada para diferentes fins. Em uma publicação no Medium, o desenvolvedor da ideia explicou o que fez para alcançar esse resultado. O processo de rodar Spotify em aspiradores não é tão simples e, para começar, é necessário ter acesso root ao sistema do produto.

(Fonte: XDA/Reprodução)

Além disso, é preciso adicionar modificações no firmware do produto, além do software Raspotify, uma versão aberta dos programas de conexão do Spotify feita para rodar o serviço em plataformas baseadas em Raspberry Pi com o Debian OS.

Se você é dono de um aspirador de pó da Xiaomi, até pode tentar colocar o Spotify para rodar no produto seguindo as instruções disponíveis aqui. Porém, como a transmissão de áudio não é lá essas coisas, com certeza vale mais a pena investir em um aparelho de som de mais qualidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.