Android 10 é lançado oficialmente pela Google; atualizações começam hoje

4 min de leitura
Imagem de: Android 10 é lançado oficialmente pela Google; atualizações começam hoje
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Android 10 começa a ser liberado globalmente hoje (03). O novo SO traz uma série de novidades desenvolvidas com aprendizado de máquina, além de oferecer suporte nativo a novas tecnologias, como 5G e smartphones dobráveis.

Com quase 50 novos recursos e alterações focadas em privacidade e segurança, o Android 10 oferece mais proteção, transparência e controle sobre os dados. Também traz novos emojis com inclusão de gênero e suporte direto de áudio para aparelhos auditivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De olho nos dobráveis

A Google está ciente de que um novo mercado se abre para os smartphones dobráveis com os recentes lançamentos de dispositivos cujos visores são flexíveis e alternam o tipo de visualização em tempo real.

Stephanie Cuthbertson contou que o novo Android 10 elevará ao máximo a experiência em aparelhos desse tipo, como Samsung Galaxy FoldHuawei Mate X, focando recursos multitarefas e continuidade de tela, o que permite que o usuário mude a maneira como visualiza um aplicativo no momento em que achar melhor.

5G vem aí (e outras novidades)

Já falamos aqui inúmeras vezes que 2019 é o ano da internet móvel 5G, e a Google apenas confirmou a afirmação: o Android 10 terá suporte nativo para essa nova rede, disponibilizando altas velocidades de conexão em smartphones compatíveis e experiências ricas e imersivas em games. A companhia quer estar pronta para a consolidação do 5G, visto que mais de 20 operadoras de telefonia móvel devem estrear suas redes de internet móvel usando essa tecnologia ainda neste ano.

Outra novidade é o recurso Live Caption, que gera legendas para qualquer vídeo ou áudio executado no smartphone com Android 10. Essa ferramenta pode beneficiar 446 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva no mundo todo. O mais interessante é que tudo o que é necessário para que essa função seja usada estará instalado no celular, portanto não exigirá nenhum tipo de conexão com a internet.

O tão desejado Modo Noturno, ou Escuro, estará disponível!

Para facilitar a comunicação em dispositivos com Android 10, a Google trará o recurso Smart Reply, que sugerirá respostas mais comuns e até ações, como acesso a alguns aplicativos específicos, sempre que uma mensagem de texto for recebida em qualquer app com essa função. Por exemplo: se alguém enviar um endereço para você, via WhatsApp ou Telegram, o sistema indicará uma resposta automática, como "obrigado", e dará a possibilidade de abrir aquela localização no Google Maps.

O tão desejado Modo Noturno, ou Escuro, estará disponível. Com um botão de acesso fácil, é possível escurecer o sistema operacional para que fique menos incômodo para os olhos e ainda economize uma grande quantidade de bateria.

modo noturnoiModo Escuro do Android 10 (Fonte: Divulgação/Google)

Segurança e privacidade acima de tudo

Um dos focos principais da Google na nova versão do Android é segurança e privacidade, com quase 50 novos recursos nessa categoria no OS 10. Agora, haverá uma seção específica de privacidade nas configurações dos dispositivos, em que as opções mais importantes poderão ser encontradas mais facilmente.

Para fazer com que as atualizações de segurança cheguem o mais rápido possível aos smartphones, os updates mais importantes serão feitos no background

A nova parte de localização também permitirá que o usuário tenha mais controle sobre quais aplicativos podem ter acesso a dados de posicionamento do aparelho, inclusive sendo possível permitir que apps apenas conheçam essa informação enquanto estiverem sendo usados. Além disso, o Android 10 sempre lembrará ao usuário quais serviços estão acessando dados sobre a localização.

Para fazer com que as atualizações de segurança cheguem o mais rápido possível aos smartphones, os updates mais importantes serão feitos no background, de maneira parecida com o que acontece com os aplicativos, sem a necessidade de esperar uma grande atualização do sistema.

sStephanie Cuthbertson, diretora sênior do Android, apresenta as novidades do Android Q.

"Sai um pouco desse celular…"

Por mais estranho que possa parecer, a Google está trazendo para o Android 10 alguns recursos que ajudam os usuários a darem aquela pausinha em tanta imersão nos dispositivos móveis. Uma das ferramentas é o modo Focus, que permite selecionar aplicativos que podem tirar a concentração e evitar notificações de maneira fácil e prática.

Um modo de controle parental ajudará a controlar o que as crianças fazem nos smartphones, visto que os pequenos conseguem seu primeiro celular cada vez mais cedo. Nele, uma interface permite que os pais selecionem quais apps são permitidos para a molecada, quanto tempo estão passando neles e permite até colocar um timer para limitar o tempo em cada atividade. Também há um sistema que exige que os pais liberem (ou não) a instalação de novos aplicativos.

Phone screens showing new Family Link controls in Android Q.

Já dá para usar

Se você tem um smartphone da linha Pixel, a distribuição do novo sistema operacional começa hoje. Demais fabricantes que participaram do período de testes Beta do Android 10 (OnePlus, Xiaomi, ASUS, Huawei, TecnoMobile, Sony, Nokia, Oppo, LG, Essential, Vivo e Realme) também devem começar a distribuição para seus top de linha em breve.

***

Quer dominar qualquer aparelho celular e se sobressair no mercado? Saiba mais aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.