WhatsApp terá que se adaptar ao iOS 13 para continuar funcionando

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp terá que se adaptar ao iOS 13 para continuar funcionando

A Apple está fazendo uma pequena, mas significativa, mudança em seu sistema operacional móvel com o lançamento do iOS 13 em setembro. A alteração restringirá a API usada para ligações Voice over Internet Protocol (ou VoIP), que aplicativos como o WhatsApp utilizam para fazer chamadas de voz pela internet e rodar em segundo plano mesmo quando não estão em uso — mas estão realizando outras tarefas, como coletar dados.

A decisão da companhia forçará não apenas o Facebook como também outros desenvolvedores a redesenharem seus aplicativos de mensagens (com um impacto significativo no WhatsApp), que há muito tempo dependem do VoIP para se manterem em segundo plano em dispositivos da marca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora a alteração tenha sido anunciada na WWDC19 em junho, poucos se deram conta dela. Os desenvolvedores de aplicativos têm até abril de 2020 para cumprir as novas especificações.

A mudança foi anunciada na conferência da Apple em junho, mas ninguém notou. (Fonte: Getty Images/Justin Sullivan)

A Apple citou a privacidade no uso de seus dispositivos quando revelou a novidade. Nesse ponto, o iOS 13 é especialmente robusto: um novo recurso oferece mais opções para limitar o rastreamento do usuário por aplicativos, e o "Entrar com a Apple" é um login único que concorre com Google e Facebook.

Disputa entre aplicativos de mensagens

A mudança acontece quando as duas empresas estão envolvidas em uma disputa relacionada a aplicativos mensageiros. Um serviço de mensagens mais forte do Facebook (como o WhatsApp) ameaça o iMessage, uma das razões pelas quais as pessoas continuam comprando iPhones.

O debate sobre como desenvolvedores usam o VoIP se arrasta há anos. Depois que o Messenger se tornou um aplicativo independente, em 2014, o Facebook tentou manter a tecnologia em seu aplicativo principal. A Apple, então, exigiu que o recurso não fosse mais usado, o que não se aplicou ao app agora independente nem ao WhatsApp.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.