StarCraft II: europeus poderão jogar contra IA da DeepMind

1 min de leitura
Imagem de: StarCraft II: europeus poderão jogar contra IA da DeepMind

A Blizzard anunciou que está apoiando um experimento com a inteligência artificial da DeepMind em partidas de StarCraft II contra jogadores humanos. Batizada de AlphaStar, a IA será utilizada em algumas partidas, mas não será identificada, para que a empresa parceira possa realizar testes cegos, e qualquer jogador interessado poderá participar do estudo.

No começo do ano, essa mesma IA foi colocada para jogar contra profissionais de StarCraft II.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Limitada

A equipe da DeepMind e alguns jogadores profissionais definiram uma série de restrições para a AlphaStar com o objetivo de tornar as partidas mais próximas da realidade e evitar que a máquina consiga um desempenho muito além da capacidade humana. A IA também não terá mais informações do que os demais jogadores, percebendo o game por meio de uma câmera, com toda a sua ação limitada ao campo de visão. A Blizzard ainda comentou que a Pontuação do Gerenciador de Partidas (MMR) dos jogadores será afetada normalmente em vitórias ou derrotas.

Quando a IA enfrentou jogadores profissionais, parte do seu sucesso foi motivada por sua capacidade como computador. Uma das principais mudanças nesse sentido foi o tempo de reação da IA, ajustado com base na medição do tempo de ação por minuto (APM) de jogadores humanos, usado para limitar a AlphaStar a valores próximos dos reais.

Mais raças

Nessa nova fase de testes, a AlphaStar também estará capacitada para jogar com as três raças disponíveis. Isso representa uma evolução para a IA, que no começo do ano havia sido treinada para jogar apenas com Protoss.

A Blizzard comentou que serão comparados os desempenhos de diversas versões experimentais da AlphaStar para que a DeepMind possa ter um resultado mais significativo. O objetivo da empresa é publicar os resultados em um artigo científico no futuro, mostrando as evoluções da sua inteligência artificial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.