Novo Firefox para Android chega à Play Store totalmente reformulado

1 min de leitura
Imagem de: Novo Firefox para Android chega à Play Store totalmente reformulado
Imagem: Mozilla/Divulgação

Já faz algum tempo que a Mozilla, organização responsável pelo navegador Firefox, confirmou estar trabalhando em uma versão totalmente reformulada do browser para Android. Uma prévia desse aplicativo, que recebeu o apelido de Fênix, agora está disponível na Play Store do Google com o nome de Firefox Preview e traz diversas novidades para os interessados em testar o programa antes do lançamento oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Logo de cara, é possível perceber que a Mozilla refez praticamente todos os elementos da interface do navegador. Além disso, ele usa a nova engine GeckoView, que foi otimizada para dispositivos móveis e já era utilizada no Firefox Focus, versão do browser focada em privacidade que também está disponível para Android e iOS.

Segundo a organização, o Firefox Preview é até 2 vezes mais rápido que o Firefox para Android atual. Grande parte dessa velocidade certamente se deve ao fato de o novo Firefox bloquear o rastreamento na web por padrão. Isso inclui a maioria dos anúncios vistos na web, que costumam usar cookies para saber quais sites você acessa e exibir a mesma propaganda em todos os lugares. Na prática, acaba funcionando como um bloqueador de anúncios nativo.

Outras novidades são a visualização de abas abertas  – que agora aparece uma lista vertical –, o modo escuro, a barra de navegação na parte inferior da tela e as Coleções. Essa última ferramenta pode ser usada para organizar os sites que você costuma visitar com frequência. É possível, por exemplo, colocar todos os veículos de notícias que você mais gosta em uma mesma coleção e ter acesso fácil a eles na página inicial. Também serve para planejar uma viagem ou ordenas links de compras que você quer usar apenas temporariamente e não pretende incluir nos favoritos.

Nova engine e foco na privacidade

A Mozilla lembra que o Firefox Preview ainda está em fase de testes iniciais e deve passar por diversas mudanças antes de substituir por completo o Firefox para Android atual. Um texto publicado pela organização (em inglês) dá mais detalhes sobre como a nova engine GeckoView será utilizada nos produtos feitos para dispositivos móveis.

Nos últimos anos, a Mozilla vem apostando no respeito à privacidade do usuário como diferencial, especialmente quando o Google Chrome é seu principal concorrente. Recentemente, a versão para desktop do Firefox começou a bloquear cookies de rastreamento por padrão e adicionou opções de bloqueio de fingerprinters e criptomineradores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.