Steam encerrará suporte oficial para Ubuntu

1 min de leitura
Imagem de: Steam encerrará suporte oficial para Ubuntu

Na segunda quinzena de outubro deste ano (2019), o suporte oficial da Steam será encerrado para a distribuição Ubuntu do Linux. Mudanças na arquitetura do sistema operacional motivaram a decisão da Valve Corporation, e a informação foi confirmada em uma publicação feita pelo desenvolvedor da companhia, Pierre-Loup Griffais, no Twitter.

"O Ubuntu 19.10 e futuras versões não terão mais o suporte oficial da Steam nem serão mais recomendados para nossos usuários", registrou Griffais. "Avaliaremos formas de minimizar esse impacto para os usuários ativos, mas também mudaremos nosso foco para uma distribuição diferente, a ser definida”, completou.

Quem gosta de usar o Ubuntu atualizado para jogar através da Steam terá que migrar para um novo SO antes que os serviços de suporte sejam encerrados. Uma nova versão do sistema deverá ser lançada em 17 de outubro, data limite para o suporte da Steam na plataforma.

Motivações

O que motivou a Steam a descontinuar o suporte para Linux? Isso aconteceu porque a versão 19.10 do Ubuntu não terá mais compatibilidade com arquitetura 32-bits (x86). Após outubro, o sistema será totalmente 64-bits (x64), com isso, programas que rodam em 32-bits não funcionarão mais na principal distribuição do Linux, e isso inclui muitos jogos x86 da Steam.

Como aponta o site MSPoweruser, a Valve investiu muito trabalho em jogos para Linux. A Steam Machine, por exemplo, foi feita totalmente em cima do sistema operacional da casa, o SteamOS, uma versão otimizada do Linux que não teve a adesão de público esperada pela companhia. O motivo para a decisão tomada pela Valve ficou claro, porém o impacto para os players da plataforma Linux ainda é um mistério.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.