Saiba como remapear os botões do Android

1 min de leitura
Imagem de: Saiba como remapear os botões do Android

Atalhos são facilitadores de tarefas do dia a dia e evitam que você perca tempo. As dicas abaixo são válidas somente para quem tem Android, já que a Apple não permite que apps terceiros atuem no seu sistema.

Button Mapper

1. Para começar, permita que o aplicativo Button Mapper tenha acesso ao quadro de acessibilidade do seu celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

2. Na sequência, ele irá listar os botões do seu aparelho, que são geralmente os botões de volume e o do fone de ouvido. É importante ressaltar que o botão de ligar não poderá ser remapeado. Caso seu dispositivo suporte o Active Edge, você também poderá ter acesso.

3. Para mudar a função de um botão, selecione e escolha qual função quer atribuir. Entre as opções estão ir para a tela principal, voltar uma tela, abrir o último app, acessar o menu, tirar uma screenshot e ligar a lanterna do seu aparelho. Também é possível mutar o celular, pular músicas, alterar o brilho da tela e dividi-la.

O melhor é que você pode optar por diferentes respostas para cada um desses botões, dependendo se eles forem apertados uma ou duas vezes, ou segurados por um tempo. A versão Pro permite que você acesse mais opções, além do benefício do detector de bolso que deixa os botões  inativos quando o celular estiver guardado. Para desbloquear essas funções é preciso pagar R$ 9,99.

Buttons Remapper

Similar ao Button Mapper, o Buttons Remapper deixa customizar também os botões de voltar, home, aplicativos recentes, menu e câmera, com uma grande lista de possibilidades. Porém, a função de double tap não funciona aqui, somente um clique e o clique longo. A versão Premium custa R$3 e permite que você faça combinações de teclas.

Outras opções a se considerar são o Assistant Shortcuts, caso seu dispositivo tenha um botão Google Assistant dedicado, para remapear este botão específico (alguns dispositivos Samsung e LG não funcionam bem com o app) e o Keyboard/Button Mapper, que ainda não foi lançado mas irá possibilitar conectar teclados.

Sem apps

O uso alternativo mais comum para os botões de volume é o uso da câmera, e a maioria dos dipositivos Android permite ajustar essa configuração. Indo em configurações e em gestos na tela da câmera, você customiza o que as teclas de volume fazem, como alternar entre as câmeras frontal e traseira. Mas as variações entre os dispositivos são grandes e essa dica pode não funcionar no seu aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.