Ark OS: Huawei registra outro possível nome para o seu sistema operacional

1 min de leitura
Imagem de: Ark OS: Huawei registra outro possível nome para o seu sistema operacional
Imagem: Shutterstock

Depois de perder a permissão para usar tecnologias de algumas empresas estadunidenses, a Huawei declarou que estaria trabalhando em um sistema operacional próprio. Na última sexta-feira (24), a gigante chinesa registrou três novos termos no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), indicando que o nome do seu OS poderá ser Ark OS.

Os registros feitos pela empresa foram "HUAWEI ARK OS", "ARK" e "ARK OS". Recentemente, a Huawei entrou também com um pedido de registro de patentes na China para o nome HongMeng, que já havia sido cogitado antes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim, empresa tem uma variedade de nomes para utilizar em seu sistema operacional, o qual, de acordo com analistas, deverá ser lançado primeiro em smartphones da China.

Desafio de hardware

O sistema operacional que está sendo desenvolvido será rodado em smartphones e PCs, uma vez que tanto a Google, dona do Android, quanto a Microsoft, dona do Windows, cortaram relações com a empresa chinesa.

Mas os problemas da Huawei não param por aí. A britânica ARM, que permitia a criação de chips Kirin, também anunciou a interrupção dos negócios com a chinesa. Isso significa que, além do OS, a Huawei precisará fabricar os próprios chips ou achar um novo fornecedor, o que pode ser um desafio no contexto atual.

Incerteza

Todo esse movimento, no entanto, pode ser desnecessário caso o governo dos Estados Unidos acabe com as sanções. Recentemente, em uma entrevista, o presidente dos EUA, Donald Trump, deixou escapar que as relações entre empresas chinesas e norte-americanas podem se restabelecer em um acordo comercial entre China e EUA.

"A Huawei é algo muito perigoso. Você olha para o que eles fizeram, do ponto de vista de segurança e militar, e é muito perigoso. Então, é possível que ela seja incluída em algum tipo de acordo comercial. Se fizéssemos um acordo, poderia imaginá-la como parte dessa proposta", falou Trump.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.