Como instalar o Android Q no celular e ativar o modo noturno do sistema

2 min de leitura
Imagem de: Como instalar o Android Q no celular e ativar o modo noturno do sistema

A conferência anual da Google, Google I/O, revelou a mais nova versão do seu sistema operacional, o Android Q. Felizmente, os usuários curiosos pelas novas ferramentas e pelo famoso modo escuro não precisarão esperar muito para conferi-los, visto que a versão beta do software já está disponível para download.

Ainda sem nome oficial nem data para o lançamento da versão definitiva, o Android Q está na sua terceira fase beta. Desta vez, o sistema está mais constante e a lista de smartphones compatíveis aumentou. Ter um dos dispositivos selecionados é o primeiro passo para quem deseja atualizar o SO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: Google/Reprodução)

Os aparelhos compatíveis são:

Instalando o Android Q

Se você tem um Pixel, há duas formas de adotar o novo sistema operacional: baixar manualmente no próprio aparelho ou deixar que a Google faça isso para você, utilizando o programa Android Beta. Ambos os métodos são proporcionados pela própria Gigante da Web, mas têm diferentes propósitos: enquanto o Android Beta é destinado ao usuário que pretende utilizar o Android Q durante a rotina, a opção manual é indicada para aqueles que farão testes automatizados e precisarão instalar o software várias vezes.

Android Beta Program

Neste site da Google é possível se cadastrar na plataforma de testes do novo sistema operacional; mesmo se você já for um participante do programa, é necessário se reinscrever para solicitar a atualização. Ao rolar a página brevemente, você encontrará a lista "Seus dispositivos qualificados", na qual deverá selecionar o modelo de seu Pixel, aceitar os Termos de Serviço e aguardar. Em até 24 horas, você será notificado de que uma atualização está disponível, então autorize a instalação e espere sua conclusão.

(Fonte: Google/Reprodução)

A instalação manual do sistema utiliza uma imagem de fábrica do novo Android Q fornecida pela Google. Para isso, acesse este link, faça o download da imagem relacionada a seu Pixel e a transfira para seu aparelho por meio de uma conexão USB. Em seguida, siga os procedimentos deste site (somente em inglês) para prosseguir com a instalação.

Além de ser mais complicado, optar pela instalação manual não o qualifica para receber atualizações periódicas de segurança e de mais ferramentas.

Android Q Beta Devices

Se o seu dispositivo está na lista, mas não é um Pixel, a responsável pela atualização é a fabricante do aparelho. Para facilitar, a Google juntou todos os modelos qualificados em uma página, na qual você deve buscar pelo seu aparelho, clicar em "Get the beta" e seguir as instruções fornecidas.

(Fonte: Google/Reprodução)

Como ativar o modo escuro do Android Q

O modo escuro é uma ótima alternativa para utilizar o aparelho em locais com pouca iluminação e para economizar bateria em telas OLED. Essa função já esteve presente no Android Pie, mas afetava apenas alguns elementos do sistema. Desta vez, a opção torna toda a navegação escura, agradando — e muito — aos fãs do tema.

Após a instalação do sistema, habilitar o recurso é bem simples. Entre em "Configurações" > "Bateria" e ative o modo de economia de energia. Assim, todo sistema receberá o tão famoso esquema de cores.

Atenção!

Vale lembrar que o Android Q ainda está em período de testes; portanto, se optar por instalá-lo, é provável que você se depare com alguns bugs e desempenho instável. A obrigação do usuário beta é justamente informar e detalhar esses inconvenientes à Google para evitar que aconteçam na versão final.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.