Microsoft 365 terá reforço de IA para bater de frente com a G Suite

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft 365 terá reforço de IA para bater de frente com a G Suite

Microsoft anunciou durante o Build Developers 2019 — evento anual para desenvolvedores — uma nova plataforma baseada em Inteligência Artificial para sua suíte de produtividade, Microsoft 365. Chamado de Fluid Framework, o recurso promete acelerar a execução de trabalhos compartilhados ao proporcionar uma experiência mais interativa e deve reforçar a concorrência com a G Suite, da Google.

Apesar de não fornecer muitos detalhes sobre o Fluid Framework, a empresa revelou que ele contará com um modelo de arquivo modular e conduzirá o que chama de “o início de telas fluidas”. Dessa maneira, o formato deve mudar a interpretação básica do que é hoje entendido como um documento colaborativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso significa que usuários poderão criar e editar um conteúdo ao mesmo tempo a partir da web ou de apps de produtividade, como o Word, em uma interface que separa esses arquivos em diferentes blocos de construção. Esses conteúdos poderão ser reutilizados em apps diferentes para que sejam feitas variadas combinações de modo mais rápido e fluido.

(Fonte: Microsoft/Reprodução).

Além disso, a plataforma terá agentes baseados em inteligência artificial, que vão trabalhar em coautoria com humanos em busca de “conteúdo, sugestões de fotos, identificação de especialistas, tradução de dados e muito mais”. Nesse sentido, funcionarão como editores inteligentes para alterações e verificações necessárias.

A Microsoft garante que esse conjunto de atributos fará com que o Fluid Framework entregue “alta performance em velocidades ainda não alcançadas no setor”. Seus recursos estarão disponíveis para desenvolvedores no final de 2019 por meio de um kit de desenvolvimento de software. Ao longo do ano, a expectativa é de que suas primeiras experiências sejam também integradas a produtos como Word, Team e Outlook.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.