Suporte oficial para o Windows 10 Mobile acaba em 2019, informa Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Suporte oficial para o Windows 10 Mobile acaba em 2019, informa Microsoft

Não chega a surpreender muita gente, mas a Microsoft confirmou nesta semana que o Windows 10 Mobile deixará de receber qualquer tipo de suporte oficial em 10 de dezembro 2019. A medida de certa forma já constava na documentação do sistema desde o início e vale para absolutamente todos os aparelhos rodando o sistema portátil da companhia.

A partir desta data, usuários dos smartphones com Windows “não estarão mais qualificados a receber novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados à segurança, opções de suporte assistido gratuito ou atualizações de conteúdo técnico online da Microsoft gratuitamente”, informa a empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Windows 10 Mobile terá suporte encerrado em 10 de dezembro de 2019, avisa a Microsoft

A MS avisa que suporte técnico pago ou oferecido por terceiros continuarão ativos, mas ela mesma “não fornecerá atualizações ou patches para o Windows 10 Mobile publicamente”. Ou seja, na prática, a dona do Windows está oficialmente fechando as portas da versão mais recente de seu sistema mobile, lançada em novembro de 2015 como sucessora do Windows Phone 8.1 — que também já foi abandonado.

A Microsoft informou, ainda, que dispositivos com Windows 10 Mobile continuarão a ter suporte para criação automática ou manual de novos backups para configurações e alguns apps até 10 de março de 2020. Já serviços como uploads de fotos e restauração de backup permanecerão disponíveis por até 12 meses após o fim do suporte.

O que fazer?

Em seu site oficial, a recomendação da Microsoft é bem simples e direta: “mudem para um dispositivo Android ou iOS com suporte”. Assim, a dica para usuários do Windows 10 Mobile também é bem simples e direta: aproveite esses pouco menos de 11 meses pela frente para trocar de smartphone.

Vale lembrar que os aparelhos continuarão funcionando normalmente após o dia 10 de dezembro, mas é altamente recomendável não utilizar sistemas que não contam com suporte (pago ou gratuito) de nenhuma equipe de segurança. Portanto, abandone o seu “Windows Phone” ou continue usando por sua conta e risco.

Mais informações podem ser encontradas no quadro de perguntas frequentes sobre o fim do suporte do Windows 10 Mobile no site da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.