VLC passa de 3 bilhões de downloads e promete suporte para AirPlay e VR

1 min de leitura
Imagem de: VLC passa de 3 bilhões de downloads e promete suporte para AirPlay e VR

Se você assiste ou assistiu a vídeos em seu computador, é muito provável que ao menos já tenha ouvido falar no VLC, o reprodutor de vídeo cujo ícone é um cone alaranjado. Pois saiba que esse bem-sucedido programa open source, gratuito e sem anúncios acaba de ultrapassar a barreira de 3 bilhões de downloads no mobile e no computador.

A novidade foi anunciada a todos em um painel especial instalado na CES 2019 e confirmado posteriormente no Twitter por Ludovic Fauve, cofundador do app e diretor de tecnologia da VideoLAN, a organização sem fins lucrativos por trás do programa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Novidades a caminho

E se as coisas vêm dando certo para o app desde 1º de fevereiro de 2001, quando a sua versão original foi lançada, elas podem melhorar ainda mais em 2019. Isso porque o programador Jean-Baptiste Kempf afirmou ao site da Variety que o VLC ganhará suporte para dispositivos de realidade virtual e AirPlay.

Quando a compatibilidade com o AirPlay chegar, usuários de Android poderão replicar facilmente em um Apple TV direto do smartphone, tal qual já acontece atualmente em smart TVs e Chromecast, por exemplo.

O recurso para realidade virtual também é bem interessante e teve um aperitivo demonstrado na CES. Na exibição, foi possível ver filmes rodando em 2D dentro de um cinema virtual — pense no tamanho da imersão (e quem sabe também dos enjoos) em ter um IMAX grudado em seus olhos.

Por fim, o programador revelou que a VideoLAN para melhorar da biblioteca de mídia do VLC. Essa alteração tem um objetivo claro: tornar o VLC ainda mais amigável para quem chega do iTunes. A ideia, porém, não será concorrer com outras centrais multimídia — “nunca competiremos com Plex ou Kodi”, afirmou o Kempf.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.