Se você costuma baixar jogos no seu celular, deve estar acostumado com as propagandas que vão aparecer em algum momento. Além de irritantes, esses anúncios podem ser perigosos para a segurança dos dados do usuário: alguns games disponíveis na App Store, a loja de aplicativos da Apple, trouxeram preocupações para a Wandera, empresa de segurança. Acontece que certos apps – boa parte deles, títulos clássicos — estavam se comunicando com o mesmo servidor responsável por espalhar um software malicioso chamado Golduck.

Talvez você não tenha ouvido falar deste malware. O Golduck chamou a atenção em 2017 por estar presente justamente nos jogos clássicos, mas na Play Store. O malware instalava uma parte de um programa no dispositivo do usuário, que enviava mensagens SMS para seus criadores, gerando dinheiro para os envolvidos no desenvolvimento do Golduck e, claro, aumentando o valor da conta de celular do usuário.

Até o momento, não houve qualquer incidente com os jogos suspeitos na App Store. O servidor em questão está sendo utilizado apenas para mostrar anúncios, mas isso não o remove da lista negra; afinal, segundo analistas, o uso do servidor pode ser mudado a qualquer momento. Além disso, pesquisadores descobriram que os games estavam enviando informações sobre os dispositivos nos quais estavam instalados.

A Apple já foi informada dos jogos suspeitos e, agora, nenhum deles é mostrado na busca. Trata-se de uma situação um pouco rara, já que a Maçã possui regras bem rígidas, que acabam barrando mais os apps maliciosos.