IA da DeepMind agora vence humanos em vários games de tabuleiro

1 min de leitura
Imagem de: IA da DeepMind agora vence humanos em vários games de tabuleiro

Em outubro de 2017, a Depp Mind revelou que sua inteligência artificial conseguiu aprender sozinha o game chinês de tabuleiro Go. Isso sem nunca ter jogado aquilo ou mesmo treinado a partir de partidas jogadas por humanos. O software simplesmente foi alimentado com as regras básicas do jogo e, algum tempo depois, se tornou virtualmente invencível. Agora, a mesma IA, chamada AlphaZero, também pode jogar xadrez e shogi (uma espécie de xadrez japonês).

Além de não precisar de qualquer treinamento humano, o AlphaZero também é bastante rápido no aprendizado. Segundo a DeepMind, foram necessários 13 dias inteiros para o software aprender a jogar Go, mas, para xadrez e shogi, que são mais simples, o processo leva de nove a 12 horas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Xadrez vem sendo usado como uma referência para cognição humana e de máquina por mais de um século”, disse Garry Kasparov o antigo campeão mundial de xadrez em um artigo na Science. “O AlphaZero renova essa incrível conexão entre um jogo de tabuleiro antiguíssimo e ciência de ponta enquanto se faz algo extraordinário”, completou.

A DeepMind faz parte da Alphabet, o mesmo conglomerado que controla a Google. A ideia da empresa é usar sua IA eventualmente para resolver problemas do mundo real, onde nem sempre as regras são claras ou fáceis de determinar. Por isso, criar um software capaz de aprender um jogo sozinho sem interferência humana é um bom passo nessa direção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.