Google encontra forma de acabar com o estresse de parear fones Bluetooth

1 min de leitura
Imagem de: Google encontra forma de acabar com o estresse de parear fones Bluetooth

A Google anunciou no ano passado o Fast Pair ou “Pareamento Rápido” para smartphones Android, mas o novo padrão ainda não foi adotado em larga escala pelas fabricantes de fones e caixas de som Bluetooth. Agora, a empresa está anunciando novidades para essa funcionalidade, bem como parcerias com mais marcas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o Fast Pair, smartphones com Android 6.0 ou mais recente podem se conectar a aparelhos compatíveis com apenas um toque. Ao aproximar um fone Bluetooth de um celular com o SO da Google, uma notificação vai aparecer instantaneamente na tela. Com apenas um toque, é possível fazer o pareamento.

fast pairO smartphone chega perto de um fone, e uma notificação aparece na tela perguntando sobre o pareamento (fonte: Google)

Esse novo procedimento é muito mais rápido e simples do que o atual, que é demorado, complicado em muitas vezes inconsistente.

Por enquanto, o Fast Pair funciona apenas em smartphones Android, mas, em 2019, será implementado também no Chrome OS. Além disso, quando você parear um fone ou caixa de som a um de seus aparelhos, a conexão será automaticamente sincronizada entre todos os seus dispositivos conectados à mesma Conta Google.

Assim, a configuração do fone com o seu celular poderá ser replicada no seu Chromebook e em todos os aparelhos futuros que você comprar.

(fonte: Google)

No momento, apenas a Jaybird vende fones compatíveis com o Fast Pair. A Google diz que, em 2019, aparelhos de marcas como Anker SoundCore, Bose e “várias outras”. Podemos imaginar que Sony, Philips e JBL também estejam nesse pacote.

Para facilitar a vida das pequenas marcas, a Google está trabalhando também com desenvolvedoras de chips Bluetooth. Assim, o firmware e os SDKs dessas empresas já incluirão de fábrica a compatibilidade com o Fast Pair.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.