Jornal na China é apresentado por uma IA baseada em jornalistas reais

1 min de leitura
Imagem de: Jornal na China é apresentado por uma IA baseada em jornalistas reais

Uma agência de notícias do governo chinês começou a utilizar o que ela chama de “IA âncoras” para apresentar as notícias do país. Eles foram criados pela agência Xinhua em parceria com a Sogou, companhia responsável por um dos buscadores mais populares da China. Dois modelos foram criados, um para notícias em inglês e outro que fala a língua local.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para desenvolver os apresentadores, foram utilizadas imagens e áudios de jornalistas reais que trabalham na emissora como base. As empresas então combinaram a voz sintética gerada, semelhante a que ouvimos em outras assistentes virtuais, com uma tecnologia que movimenta a boca do boneco digital de acordo com o texto da notícia. Algo semelhante já foi feito com Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos.

Para a agência, o principal ponto positivo é que esse processo é bem mais rápido e automatizado do que produzir cenas em computação gráfica para cada matéria veiculada. Ainda de acordo com a Xinhua, os âncoras digitais podem “trabalhar 24 horas por dia”, exigindo apenas que os seus editores humanos continuem enviando novos textos. Os resultados são então compartilhados nas plataformas da empresa na internet, como YouTube e WeChat.

No entanto, as limitações da tecnologia ficam claras quando você assiste ao vídeo acima. As expressões do apresentador são limitadas, com poucos movimentos de outras partes do corpo durante a fala. A voz utilizada também não parece ser das mais avançadas, soando mais robótica do que as soluções criadas por outras empresas.

Mesmo com esses problemas, a novidade segue a tendência de evolução do que vimos nas áreas de aprendizagem de máquina e inteligência artificial. Embora não dê para saber se outras emissoras pretendem fazer algo parecido, essa é certamente uma tecnologia que vai melhorar bastante nos próximos anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.