Samsung apresenta a One UI, sua nova interface para o Android

2 min de leitura
Imagem de: Samsung apresenta a One UI, sua nova interface para o Android

Em sua Samsung Developer Conference 2018 realizada hoje (07) em San Francisco, EUA, a Samsung mostrou uma série de novidades – como seu primeiro celular dobrável –, mas o lançamento mais tangível foi sua nova interface para o Android, chamada One UI.

O novo visual do software da coreana ficou bem moderno e foi extremamente simplificado para diminuir as distrações dos usuários com elementos desnecessários na tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

samsung one uiNova interface da Samsung aposta na simplicidade (fonte: divulgação Samsung)

A empresa chegou ao ponto de, no app de telefone, eliminar todas as opções no momento em que você começa a digitar um número. A Samsung entende que, quando você começa a fazer isso, as demais opções do app, tais como busca, configurações e contatos se tornam irrelevantes.

Segundo a Samsung, tudo isso foi feito para que o usuário foque na tarefa que ele deseja fazer. Isso é um dos pilares da construção da nova interface. Dessa forma, informações relevantes para a pessoa em determinado momento ficam destacadas em cartões coloridos em meio eu “flutuantes” sobre um fundo limpo.

samsung one uiÍcones foram refeitos para serem reconhecidos mais facilmente (fonte: divulgação Samsung)

Outro pilar desse redesign é a interação mais natural com o dispositivo. A Samsung afirma que os usuários têm dito que os smartphones como um todo tem ficado cada vez mais difíceis de usar. Por conta da densidade de informações e também pelo fato de os aparelhos agora serem maiores.

One UI foi desenhada para facilitar a interação com apenas uma mão

Por isso, toda a One UI foi desenhada para facilitar a interação com apenas uma mão. A parte de baixo da tela – alcançada mais fácil com o polegar – agora abriga todos os elementos clicáveis. É o espaço para interação.

A parte de cima, por outro lado, agora serve para visualizar informações. Você toca em alguma coisa na parte de baixo, e os detalhes aparecem na parte de cima. Todos os apps da empresa foram reorganizados para refletir essa nova filosofia.

samsung one uiA parte de baixo é para interagir e a de cima para visualizar (fonte: divulgação Samsung)

Toda a interface da Samsung agora conta com um modo noturno que pode ser ativado quando chega a noite ou mesmo ficar ligado o tempo todo. Com isso, a Samsung quer melhorar o conforto visual das pessoas.

Os ícones da barra de status foram redesenhados para serem reconhecidos mais facilmente por novos usuários. Há também mais opções de personalização da interface com cores escolhidas pelo usuário e outras modificações.

Quando chega?

Usuários de novos smartphones da Samsung (Galaxy S9S9+ e Note 9) já podem baixar a nova interface para testes em fase beta na Alemanha, na Coreia do Sul e nos EUA.

Em breve, será possível fazer o mesmo na China, França, Índia, Polônia, Espanha e Reino Unido. O Brasil não está na lista de testes Beta.

samsung one uiMais opções de personalização (fonte: divulgação Samsung)

No início do ano que vem, a companhia começará a distribuir essa nova interface para todos os usuários desses mesmos dispositivos citados acima globalmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.