Windows 10 agora mostra um “alerta” quando alguém tenta instalar o Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 agora mostra um “alerta” quando alguém tenta instalar o Chrome

A Microsoft tem tentando convencer os usuários do Windows 10 a ficar com o Edge, seu navegador padrão, em vez de migrar para os concorrentes Google Chrome e Mozilla Firefox. Agora, contudo, em uma versão prévia do SO que vem sendo testada pelos Insiders, a empresa chegou ao ponto de mostrar um alerta em forma de popup na tela dos usuários quando eles tentam instalar os navegadores concorrentes no computador.

O aviso não é uma tela vermelha ou qualquer coisa que possa assustar usuários menos experientes, mas passa uma mensagem bem clara: “você já tem o Microsoft Edge instalado, o navegador mais seguro e mais rápido para o Windows 10”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Depois desse aviso, o usuário pode clicar no botão destacado em azul para abrir o Edge, ou simplesmente ignorar o aviso e “Instalar mesmo assim”.

Esse aviso pode ser desativado para que o usuário não o receba novamente quando instalar outro navegador no sistema, mas essa atitude da Microsoft não passou despercebida. Várias pessoas têm criticado a empresa nas redes sociais mostrando capturas de tela dessa janela de aviso e escrevendo mensagens pouco amigáveis, para dizer no mínimo.

É importante destacar que, apesar de esse aviso aparecer na tela dos usuários quando eles tentam instalar algum navegador de terceiros, a Microsoft em momento algum bloqueia a instalação desses apps. Mesmo assim, considerando as opiniões negativas dos Insiders sobre esse aviso, é possível que a empresa não libere esse “recurso” para as versões estáveis e comerciais do SO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.