IBM patenteia tecnologia para usar inteligência artificial em semáforos

1 min de leitura
Imagem de: IBM patenteia tecnologia para usar inteligência artificial em semáforos

Uma patente concedida à IBM mostra que a empresa está trabalhando em um projeto para utilizar inteligência artificial em semáforos. De acordo com o documento, a empresa está trabalhando em um sistema que usa câmeras para controlar os sinais dependendo da quantidade de tráfego em cada rua e otimizar os deslocamentos em cruzamentos.

Steve Hobson, engenheiro da IBM, falou sobre a ideia para o site TNW e deu alguns exemplos do tipo de problema que pode ser resolvido por um sistema que utiliza inteligência artificial. Ele diz que desenvolver protocolos para um ambiente complexo como esse — que pode incluir automóveis, pedestres e ciclistas — não é prático, algo que pode ser solucionado com um programa que aprende com as características de cada local.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entre possíveis vantagens apresentadas, uma IA pode manter o semáforo para automóveis fechado por mais tempo caso uma pessoa com mobilidade reduzida esteja atravessando a rua, por exemplo. Também pode dar o sinal verde mais cedo para evitar que um carro fique parado em um cruzamento vazio ou liberar a travessia de pedestres caso haja pessoas esperando na chuva.

A patente da companhia é recente, então ainda deve demorar para que um sistema do tipo possa ser testado fora dos laboratórios e seja possivelmente implementado nas cidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.