O site XDA Developers encontrou algumas informações muito interessantes nas documentações do Chromium Gerrit, site que detalha os trabalhos nos códigos do Google Chrome. Segundo o que está disponível lá, é possível que os usuários do navegador recebam uma atualização significativa em breve, com várias novidades visuais.

Em fevereiro deste ano, uma inserção de dados no Chromium já havia indicado um possível desenvolvimento do Material Design 2, um novo conjunto de implementações visuais da Google. Aparentemente, as informações estavam ligeiramente equivocadas, pois, de uma forma mais específica, o detalhamento dos códigos apenas apontava que o Chrome teria melhorias de interface, principalmente no que diz respeito a funcionalidades touch (toques físicos na tela).

1

Uma das mudanças mais significativas será na versão para desktop (computadores de mesa). Seguindo a imagem acima (e o que já podemos conferir na última versão para Android), o navegador web da Google adotará a Omnibar — barra superior — arredondada, mais moderna. Além disso, praticamente todos os elementos do browser ficarão bem maiores, o que facilitaria justamente essa abordagem touch.

E quanto ao Material Design 2? Apesar do equívoco de fevereiro, as informações mais recentes mostram que o MD2 agora está realmente "no forno" e provavelmente será lançado no dia 2 de setembro deste ano, data que representa o "aniversário" do Chrome.

No entanto, essa atualização do browser não terá relação com o MD2, visto que os relatos apontam que as atualizações do navegador não terão elementos do MD2. Um dos comentários no Chromium diz: "isso não é MD2; o MD2 ainda está em desenvolvimento e não será parecido com isso de forma alguma".