Grupo hacker transforma o Nintendo Switch em um tablet rodando Linux

1 min de leitura
Imagem de: Grupo hacker transforma o Nintendo Switch em um tablet rodando Linux

A maioria das pessoas quer um Nintendo Switch para poder jogar os exclusivos tão elogiados da empresa japonesa, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey. Mas tem gente com outras pretensões para o console híbrido, como transformar o videogame em um tablet rodando uma distribuição do Linux.

Foi o que fez o pessoal do grupo fail0verflow. Há algumas semanas, eles já haviam conseguido explorar uma falha no software para iniciar o sistema operacional. A novidade agora é que é possível rodar uma distribuição completa, com direito a interface KDE Plasma, tela de toque responsiva, sistema de arquivos, teclado virtual e navegador. Veja a demonstração no vídeo abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar de afirmar que a falha explorada para conseguir tal feito não pode ser corrigida pela Nintendo com uma atualização de software, o grupo não revelou os detalhes do processo para quem quer tentar fazer o mesmo em casa.

O Switch deve continuar a ser explorado como um dos dispositivos favoritos de hackers e desenvolvedores interessados em aplicações homebrew — programas caseiros que não são autorizadas pela fabricante do hardware. Parece ser uma boa época para quem gosta de se divertir procurando falhas no console japonês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.