Saiba como usar o modo de escrita à mão no Gboard do Android

1 min de leitura
Imagem de: Saiba como usar o modo de escrita à mão no Gboard do Android

O teclado virtual do Google, o Gboard, ganhou um novo recurso interessante em sua mais recente atualização. Agora é possível incluir um teclado para escrever à mão, inclusive no idioma português brasileiro. O sistema reconhece o texto que você desenha na tela usando os dedos ou uma daquelas canetas para telas touchscreen e converte para o modo convencional. Você pode utilizar o recurso em qualquer app disponível para digitação, como WhatsApp, SMS, email ou em outros campos que exigem a digitação. Veja como fazer para habilitar a função no seu Gboard:

1. Na conversa ou no campo em que você deseja escrever, abra o teclado e procure o ícone do Google. Toque nele e, em seguida, nos 3 pontos que aparecem no canto direito da tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

2. Após abrir as configurações do teclado Gboard, toque nas opções de idiomas, a primeira da lista que aparece na sua tela.

3. Toque em "Adicionar teclado" para incluir o recurso de escrita à mão no Gboard. Escolha o idioma "português (Brasil)" para prosseguir com a configuração.

4. Agora selecione a opção "escrita à mão" para incluir o novo modo de teclado entre suas opções. O recurso também oferece a função de digitação multilíngue, caso você tenha mais de um idioma ativado no Gboard. Ative essa opção se preferir e precisar digitar em outros idiomas. Caso contrário, vá direto ao botão "Adicionar", no canto inferior direito da tela.

5. Agora retorne ao campo da mensagem onde você vai digitar e toque no ícone do globo, ao lado esquerdo da barra de espaço. Vão aparecer na tela suas opções de teclado, incluindo o recurso de escrita à mão que acabamos de configurar. Selecione a opção "português (Brasil) — escrita à mão".

Seu teclado de escrita à mão está configurado! É só começar a escrever livremente com o dedo ou com ajuda da sua caneta para tela, que o Gboard transcreve tudo automaticamente. Como já acontece com o modo convencional, o teclado também sugere palavras e frases para facilitar a experiência. Embora o Gboard também esteja disponível para dispositivos iOS, o recurso de escrita à mão só foi incluído na atualização do Android  pelo menos por enquanto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.