Windowframe: resolva enigmas redimensionando a janela do jogo no desktop

1 min de leitura
Imagem de: Windowframe: resolva enigmas redimensionando a janela do jogo no desktop

Pode ser difícil encontrar aquele tempinho para terminar um jogo de video game, especialmente se você tiver apenas algumas horas livres na semana para jogar.

A cada 4 meses, acontece um evento chamado Ludum Dare, no qual os participantes com base em um tema entregue pelos organizadores tentam criar um jogo completo a partir do zero em 48 horas. Se isso já é uma tarefa difícil para um grupo, imagine para uma única pessoa. Muitas vezes, os melhores jogos criados nesse evento acabam se destacando pelo seu jeito inovador, seja por mecanismo de jogabilidade, design ou enredo da história.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O jogo indie Windowframe, criado pelo australiano Daniel Linssen durante a 35º Ludum Dare em 2015, é um excelente exemplo disso. Nele o jogador deve guiar o protagonista (um caçador) enquanto avança fases para enfrentar vampiros. É um game de plataforma pixelado em 2D cujo objetivo é fazer você realizar ações rápidas e pensar em alternativas para continuar vivo.

Para conseguir isso, o jogador precisa redimensionar o tamanho da janela conforme o protagonista anda durante a fase. A janela pode também aparecer e desaparecer em lugares diferentes de sua Área de trabalho e até assumir tamanhos variados.

1

No início da campanha, você ganha seis estacas que servem não só para matar os inimigos, mas também para fixar as "paredes" da janela e, assim, reduzir o campo de movimento para evitar quedas ou alcançar estruturas específicas. A cada final de fase (são seis no total), você tem que matar um vampiro; ao matá-lo, consequentemente você perde uma dessas estacas preciosas. É tudo uma questão de estratégia, por isso lembre-se bem de como você vai usá-las durante o jogo.

2

Apesar de ter sido um título criado em apenas 48 horas, poderia ter se tornado facilmente uma demonstração de um novo mecanismo de jogabilidade. Mas, em vez disso, se tornou um game verdadeiramente bom pelo conjunto da obra apresentado.

Windowframe é totalmente gratuito, mas existe a opção de apoiar o desenvolvedor do jogo e contribuir com qualquer valor a partir de US$ 1. Ele está disponível em três níveis de dificuldade (normal, crazy e safe mode) que podem ser baixados através de seu site oficial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.