Você não precisa do Google Pixel para que seu smartphone detecte músicas

1 min de leitura
Imagem de: Você não precisa do Google Pixel para que seu smartphone detecte músicas

Já pensou em como seria fácil descobrir o nome de uma música utilizando apenas seu smartphone, sem nenhum app de terceiros? Para os usuários do Pixel 2, agora isso é possível.

No novo smartphone da Google, há um recurso muito semelhante àquele disponível em apps como o Shazam. O sistema traz uma função chamada “Tocando agora”, que fica escutando e identificando constantemente músicas que estão sendo tocadas. Além disso, o nome da música e as informações do artista são mostradas automaticamente na tela de bloqueio do celular.

Contudo, caso você não tenha ido correndo comprar um Pixel 2 ou XL, não fique triste, pois é possível replicar a função utilizando o próprio Shazam. O app, que detecta alguma música tocando no ambiente, possui um recurso bem semelhante à novidade do Android.

Confira como utilizá-lo:

  • Primeiro, abra a Play Store e instale o Shazam.
  • Depois da instalação, abra o app.

  • Depois, toque e segure no ícone do Shazam localizado no meio da tela. Isso fará com que a função Auto Shazam seja ativada.
  • Na janela que se abrir, selecione “Ativar”.

  • Dê permissão para o app gravar o áudio.
  • Pronto!

Agora, mesmo que você feche o app ou deixe o celular de lado, o Shazam continua pronto para detectar qualquer música que esteja tocando. Para ter certeza que está tudo funcionando corretamente, verifique sempre se há uma notificação ativa do app. Ela será alterada sempre que uma música for identificada, de modo que você tem que abrir o app para saber o nome do que está tocando — diferente de como funciona no Pixel 2, que mostra as informações da música sem a necessidade de abrir aplicativos.

É importante lembrar que, como o app roda em segundo plano, a bateria do seu celular terá um gasto um pouco maior do que o normal. O mesmo vale para os seus dados móveis, que também serão consumidos em maior quantidade do que o Pixel 2 consumiria, por exemplo.

Caso você queira desativar o recurso, abra o app e toque em “Meu Shazam”, no canto superior esquerdo. Depois, toque no ícone de engrenagem, também no canto superior esquerdo, para abrir a tela de configurações. Nela, role a tela até encontrar “Auto Shazam”. Basta arrastar a chave para desativar o recurso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.