Agora é possível mudar a voz do Google Assistente; veja como

1 min de leitura
Imagem de: Agora é possível mudar a voz do Google Assistente; veja como

Se você acompanhou os últimos lançamentos do Google, com certeza ficou sabendo do Pixel 2 e do Pixel 2 XL, junto de outras novidades. Nos novos recursos, a Google também trouxe uma nova voz para sua Assistente. Agora, é possível utilizar uma voz masculina, em vez da voz feminina padrão.

A equipe DeepMind, da Alphabet, utilizou novas redes neurais para criar vozes mais realistas. No projeto de pesquisa desenvolvido, foi possível criar ondas mil vezes mais rápidas. Em outras palavras, isso significa vozes com maior fidelidade e resolução melhores do que as que eram utilizadas anteriormente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se formos considerar o método tradicional de criação — com os atores falando frases que serão juntadas para dizer as falas que conhecemos , este é um grande passo; afinal, temos um computador que está conseguindo se aproximar da fala humana. Mesmo assim, ainda há melhorias a serem feitas, como mudanças na entonação e emoções.

É verdade que o recurso não traz nenhuma funcionalidade extra para seu smartphone, mas pode ser interessante mudar a voz da assistente do seu celular de tempos em tempos. Trata-se de uma funcionalidade semelhante àquelas disponíveis nos aplicativos de GPS, que incluem diversas vozes para que o usuário escolha a que achar mais agradável.

Achou interessante e quer testar? É só seguir os passos abaixo:

1. Abra o Google Assistente pressionando o botão Home de seu smartphone. Dependendo do modelo, você também pode deslizar o dedo de baixo para cima na tela.

2. Em seguida, toque no ícone azul, localizado no canto superior direito. Este botão também pode estar em outro local, dependendo da versão de seu smartphone.

3. Agora, vá no menu de “Configurações”.

3. Para continuar, toque em “Preferências” e, por fim, em “Voz do assistente”.

No Google Home

1. Abra o aplicativo Google Home.

2. Vá em “Mais configurações” no menu.

3. Em seguida, toque em “Preferências”.

4. Finalize tocando em “Voz do assistente”.

Quando abrir esse menu, você vai ver duas opções: “Voz 1” e “Voz 2”. A primeira é a já conhecida voz feminina, e a segunda, a masculina.

Viu como é simples? Caso você não tenha encontrado a nova função em seu smartphone, não se preocupe. Pode ser que a nova voz ainda não esteja disponível, uma vez que o recurso está sendo liberado aos poucos  da mesma forma que ainda não é possível saber se a voz masculina estará disponível em nosso idioma.

Este vídeo compara as duas vozes:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.