É fã do Neymar? Cuidado: há um golpe no WhatsApp envolvendo o atleta

1 min de leitura
Imagem de: É fã do Neymar? Cuidado: há um golpe no WhatsApp envolvendo o atleta
Imagem: Mike Ehrmann/Getty Images/AFP

Eis que estamos diante de mais um golpe dentro do WhatsApp, e dessa vez ele mira os amantes do bom e velho futebol. De acordo com a PSafe, hackers desenvolveram um novo ataque que utiliza o jogador Neymar Jr. para atrair a atenção dos usuários do mensageiro.

O golpe, que já afetou mais de 10 mil pessoas nas últimas duas semanas, dá ao usuário a possibilidade de escolher o clube em que gostaria de ver o jogador atuando para posteriormente oferecer acesso a um plano de fundo personalizado. Entretanto, é preciso baixar um aplicativo chamado “Camisa 10” para ter acesso a essa imagem, compartilhar o suposto serviço em oito grupos ou 15 amigos no WhatsApp e preencher seus dados em um serviço de SMS pago.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O uso da imagem do jogador Neymar, que possui milhões de fãs em todo o Brasil, bem como a iniciativa de solicitar o compartilhamento do link do falso serviço pelo app de mensagens instantâneas, visa aumentar a velocidade de disseminação do golpe e, consequentemente, atrair um grande número de vítimas. É preciso ficar atento ao receber esse tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp”, comentou Emilio Simoni, gerente de segurança da PSafe.

Para se prevenir desse ataque, vale prestar atenção nas clássicas dicas de segurança: mantenha o seu antivírus atualizado e tenha cuidado com aquilo que é compartilhado em grupos e por amigos, especialmente quando prometer algo exclusivo ou fora do comum.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.