10 recursos que fazem o Telegram ainda ser melhor do que WhatsApp

4 min de leitura
Imagem de: 10 recursos que fazem o Telegram ainda ser melhor do que WhatsApp

Tudo bem que o Telegram ainda está longe de alcançar o WhatsApp em número de usuários, mas o duelo é até um pouco injusto quando colocamos frente a frente os recursos de ambos os competidores. Enquanto o WhatsApp funciona bem para tudo que é mais básico, algumas horas de uso do app russo já deixam claro que ele tem muito mais a oferecer.

Algumas novidades do Telegram, como suporte nativo para GIFs, respostas a mensagens específicas, citações a outros participantes de um grupo e até mesmo um servidor próprio para guardar links, mensagens e arquivos na nuvem foram parar no concorrente, mas o mensageiro do Facebook ainda está longe de igualar a disputa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Então, confira 10 recursos que fazem o Telegram ainda ser melhor do que o WhatsApp.

1. Stickers

Os emojis ajudam você a ilustrar sentimentos e opiniões em uma conversa, mas eles se tornam quase irrelevantes quando colocados lado a lado com os stickers. Os adesivos do Telegram estão disponíveis em pacotes que podem ser baixados da web ou copiados de seus contatos — ou até criados do zero por você mesmo.

2. Bots

Cada vez mais populares na internet, os bots também estão no Telegram. Existem centenas deles e com os mais variados propósitos: dicas de redação, informações sobre placas de carros, rastreador de encomendas, jogos, dicas de vídeo de YouTube e muito mais. Basta acessar storebot.me e encontrar o que você precisa.

3. Chat secreto

Se você precisa ter uma conversa privada com alguém, o Chat Secreto do Telegram vai ajudar. Essa janela recebe criptografia de ponta a ponta e é possível definir um tempo para que mensagens de texto, fotos, áudios e vídeos sejam destruídos automaticamente. Além disso, você pode apagar tudo manualmente que a mensagem some também para o destinatário.

A função de autodestruição de fotos e vídeos também está disponível nos chats individuais normais. Para reforçar a sua segurança, em ambos os casos, você recebe uma notificação se o outro contato realizar uma captura de tela.

4. Temas

Quem curte personalização encontra no Telegram mais uma opção interessante. Isso porque o aplicativo russo conta com uma série de temas que você pode instalar para mudar o visual de suas conversas. Além de ser possível escolher entre três temas nativos, você pode encontrar canais de temas e receber novidades quase todos os dias. É possível até mesmo criar o seu próprio tema.

5. Editar mensagens

Erros de digitação ou causados pelo corretor do celular são comuns, mas no Telegram não é preciso mandar uma nova mensagem para se explicar. Basta tocar sobre a mensagem enviada, acessar o menu editar, corrigir o equívoco e mandar de novo. Para evitar edições indevidas, todas os textos alterados ficam identificados e, assim, ninguém é enganado.

6. Áudio

Se tem algo em que o Telegram definitivamente dá um baile no WhatsApp, isso é o sistema de áudio. O mensageiro russo permite que você trave o botão de áudio para gravar uma mensagem de voz, assim não é preciso manter a tela pressionada enquanto você grava. Além disso, é possível ouvir o seu áudio todo antes de enviá-lo a alguém, ideal para saber se a mensagem ficou clara o suficiente.

Por fim, se você recebe vários áudios em um chat (individual ou em grupo), não precisa dar o play em cada um deles individualmente: faça isso no primeiro e todos serão reproduzidos em sequência. Enquanto isso, você pode sair da janela de conversa e até minimizar o app para continuar ouvindo.

7. Versão web/desktop independente

As versões de desktop e web do Telegram são independentes do app do celular, então, depois de fazer login em uma delas, você pode até mesmo desligar seu aparelho mobile que tudo continua funcionando. Diferente do WhatsApp, isso não consome bateria do portátil nem o seu plano de dados caso ele não esteja conectado ao WiFi.

8. Bloqueio com senha

Quer uma proteção extra para que nenhum bisbilhoteiro vasculhe as suas mensagens do Telegram? Use o bloqueio nativo com senha do app. Essa trava pode ser ativada nas configurações tanto no aplicativo do celular quanto na versão de desktop do mensageiro. Depois disso, será preciso informar a senha sempre que o app for reaberto.

9. Leitura Rápida

Alguns links da internet carregam diretamente dentro do Telegram por meio do sistema Leitura Rápida — ou Instant View, no nome original. Nesse caso, o conteúdo do link é aberto em uma tela limpa, sem propagandas ou outras distrações, facilitando a sua leitura. Veículos como Medium e Telegra.ph — este um sistema de publicação próprio do Telegram — são exemplos dos que trabalham com essa ferramenta.

10. Player embutido

Recebeu um link de YouTube, Spotify ou SoundCloud? Não precisa nem sair do Telegram para conferir. Isso porque o app russo traz um player embutido que torna muito mais simples consumir conteúdo multimídia compartilhado em um chat individual ou em grupo.

E esses são apenas alguns exemplos que mostram a superioridade do Telegram em relação ao seu principal rival. Você se lembra de outras funções que fazem o app ser melhor do que o WhatsApp? Mesmo com todos esses extras do Telegram ainda prefere o WhatsApp? Deixa a sua opinião aí nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.