Do iOS para o Android: veja como fazer a migração sem perder nada

2 min de leitura
Imagem de: Do iOS para o Android: veja como fazer a migração sem perder nada

Uma das grandes preocupações ao trocar de sistema operacional é o que fazer com os seus arquivos, aplicativos, fotos, entre outras informações.

Apesar de ser um pouco trabalhoso, é possível levar todo o conteúdo do seu celular atual para o próximo, mas será preciso instalar algumas ferramentas e fazer alguns procedimentos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira o que fazer para migrar do iOS para o Android.

Instale o Google Drive

O Google Drive traz mais benefícios do que o iCloud, exclusivo do iOS, pois permite que o usuário acesse o serviço de todas as plataformas.

Usuários de iPhone ainda contam com um recurso de backup prático dentro do próprio aplicativo do Google Drive; veja como fazer:

  • Em “Configurações”, toque em “Fazer backup”.

  • Escolha os itens desejados, como contatos, agenda, fotos e vídeos, e toque em “Iniciar o backup”.

  • Aguarde a finalização.

Pixel ou Pixel XL

Se o seu novo aparelho Android for um Pixel ou um Pixel XL, o processo é muito mais fácil. O Google inseriu um recurso exclusivo para a transferência dos arquivos do seu smartphone antigo para ele.

App Calendário

Para transferir as informações do seu calendário da Apple para o Google, é preciso cumprir algumas etapas.

  • Se você é usuário de Mac, abra o app de calendário no computador e, em "Arquivo", clique em "Exportar" para criar um arquivo ICS.
  • Agora, se você usa PC, faça login no seu iCloud e abra o aplicativo de calendário. Escolha o que vai ser compartilhado e clique no ícone de transmissão no canto esquerdo da tela, como mostra a imagem:

  • Selecione a opção “Calendário público” e copie o link que deve aparecer abaixo.
  • Cole o link na barra de endereços do seu navegador em uma nova aba, mudando o termo “webcal” para “http” e aperte “Enter”.
  • O arquivo ICS será baixado automaticamente. Não se esqueça de voltar ao calendário do iCloud para desmarcar a opção pública.
  • Vá ao Calendário do Google na web e clique em Configurações > Agenda. Em lembretes, clique em “Importar agenda” e suba o arquivo ICS.

Contatos

Para importar os seus contatos, o procedimento é parecido com o anterior.

  • Se o seu computador é um Mac, vá no aplicativo de contatos e selecione os que deseja exportar. Em seguida, vá em Arquivo > Exportar > Exportar vCard, escolha o local para download e salve.
  • No PC, abra o app Contatos no iCloud. Selecione os seus contatos e clique no ícone de engrenagem, no canto inferior esquerdo. Em seguida, clique em "Exportar vCard".

  • Vá aos contatos do Google, clique na seta “Mais”, no canto esquerdo, e depois em “Importar”.

  • Clique em "Arquivo CSV ou vCard". Você será redirecionado à versão antiga dos Contatos. Clique novamente em Mais > Importar e suba o arquivo.

Fotos e vídeos

As fotos e os vídeos são os itens mais fáceis de fazer backup: basta baixar o app Google Fotos. Com ele, todas as mídias ficam salvas na nuvem automaticamente e com a mesma qualidade, gratuitamente.

Então, depois de baixar o aplicativo no seu iOS, sincronize com a sua conta Google para ter todas as suas fotos por lá. Quando começar a usar o Android, basta baixar o app novamente para conferir as fotos e os vídeos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.