Cuidado: suposta doação de máscaras da Adidas no WhatsApp é golpe

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: suposta doação de máscaras da Adidas no WhatsApp é golpe
Imagem: Pexels

Uma mensagem que tem circulado por meio do WhatsApp, prometendo a doação de máscaras reutilizáveis da Adidas, para ajudar no combate à covid-19, é na verdade um golpe com o objetivo de instalar apps indesejados no celular da vítima. O alerta foi dado pela ESET, nessa segunda-feira (12).

Segundo a empresa de segurança digital, os cibercriminosos enviam uma mensagem às vítimas em potencial, cujo texto mistura os idiomas espanhol e português, avisando sobre a possibilidade de ganhar uma máscara da conhecida fabricante de roupas e acessórios esportivos.

A mensagem também traz um link gerado por sistema de redirecionamento, ocultando o verdadeiro endereço da página, que até inclui palavras relacionadas à suposta campanha, menos o nome da Adidas. Outro sinal de perigo identificado foi a ausência de detalhes sobre o alcance geográfico da ação, com o texto mencionando apenas a expressão “todo o país”, sem especificar qual.

Mensagem utilizada pelos golpistas nesta campanha.Mensagem utilizada pelos golpistas nesta campanha.Fonte:  ESET/Reprodução 

Depois de abrir o link malicioso, a vítima é levada a uma página com certificado SSL, dando uma maior sensação de segurança, mas não se trata de um site oficial da marca esportiva, conforme a ESET. Na sequência, o visitante é convidado a preencher um formulário e forçado a compartilhar o golpe com seus contatos no WhatsApp, para garantir acesso aos benefícios.

Como se proteger desse tipo de golpe

Para não cair em golpes no WhatsApp como esse, que utilizam engenharia social para enganar as vítimas, o primeiro passo é desconfiar de ofertas muito atrativas. Grandes marcas costumam divulgar campanhas e promoções por canais oficiais, por isso busque informações diretamente nas redes sociais e páginas das empresas.

Outra dica é não clicar em links suspeitos, mesmo enviados por algum conhecido, pois ele também pode ter sido enganado. Além disso, não compartilhe campanhas sobre as quais não há certeza de serem verídicas.

A utilização de soluções de segurança em seus dispositivos e a atualização dos aparelhos também podem ajudar na proteção.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.