Firefox impede que anúncios 'persigam' você pela web no Android

1 min de leitura
Imagem de: Firefox impede que anúncios 'persigam' você pela web no Android
Imagem: https://www.zdnet.com/article/firefox-gets-fix-for-evil-cursor-attack/

A versão para Android do Firefox recebeu um recurso aprimorado de privacidade, que permite que o rastreio de sites por meio do redirecionamento de páginas seja desabilitado. O recurso foi introduzido na versão para desktop do navegador desde o ano passado, e acabou de desembarcar no app para o sistema móvel da Google.

Proteção extra

Alguns recursos de rastreamento utilizam buscas realizadas e sites visitados para oferecer anúncios e notificações que, muitas vezes, acabam por atrapalhar a navegação e deixá-la mais lenta.

A Mozilla tem se esforçado pra combater essa prática, oferecendo funcionalidades que podem fazer toda a diferença no atual segmento de navegadores de internet. Por isso, a “Proteção aprimorada contra rastreamento” foi introduzida ao app.

Nova versão do Firefox para Android foi lançada no dia 18 de setembro.Nova versão do Firefox para Android foi lançada no dia 18 de setembro.Fonte:  Play Store/Reprodução 

Antes, a ferramenta podia ser facilmente driblada por meio de um truque simples: alguns sites que registram o comportamento do usuário utilizavam uma página intermediária para registrar a origem e o destino da navegação, redirecionando o usuário sem que ele percebesse. Isso fazia com que os sites continuassem a armazenar dados de rastreamento normalmente.

Na nova versão da ferramenta, mesmo que alguns sites usem essas páginas de redirecionamento, os dados são excluídos automaticamente a cada 24 horas, o que impede que o rastreamento funcione como planejado.

Ativando a proteção extra contra rastreadores

Para ativar a proteção extra contra rastreamento por meio de páginas redirecionadas, basta seguir os passos abaixo:

1. Toque no ícone de escudo localizado na barra de endereços:

Fonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte:  Captura de tela/Reprodução 

2. Na próxima tela, toque em “Configurações de proteção”;

Fonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte:  Captura de tela/Reprodução 

3. verifique se a função já está habilitada e escolha a opção “Rigoroso”, que bloqueia mais rastreadores, anúncios e notificações. Pronto! A partir de agora, você deverá experimentar uma navegação mais segura, rápida e tranquila.

Fonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte: Captura de tela/ReproduçãoFonte:  Captura de tela/Reprodução 

Caso você perceba algum problema em algum site específico, é possível adicionar exceções (endereços) às regras de bloqueio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.