Confira programas para criptografar arquivos

4 min de leitura
Imagem de: Confira programas para criptografar arquivos

A evolução da internet e dos computadores ao longo dos anos trouxe muitas facilidades com relação ao compartilhamento de dados e acesso aos documentos e dados que podem ser armazenados em discos virtuais na rede, enviados por e-mail, armazenados em serviços disponíveis (como Google Docs), entre outras possibilidades.

Os dispositivos móveis como pendrives também facilitaram muito na questão de acesso rápido a arquivos e portabilidade. Porém isso acabou deixando o acesso a documentos sigilosos mais simples, de certa forma, pois um e-mail pode acabar sendo lido por pessoas erradas e um pendrive pode ser perdido.

De forma a garantir a segurança de seus documentos, existem uma série de programas que podem ser utilizados para criptografá-los, de forma que apenas seus destinatários possam abri-los mediante senha. Alguns destes estendem sua proteção também para arquivos de dispositivos móveis. Abaixo segue uma seleção com alguns destes programas para que você possa escolher aquele que se enquadre com suas necessidades.

Safe House Explorer USB Disk Encryption

O SafeHouse Explorer USB Disk Encryption é um aplicativo que aplica criptografia tanto para arquivos de seu computador quanto para seu pendrive, visando manter os dados contidos em determinadas pastas em total sigilo, evitando que sejam acessados por pessoas que não estariam autorizadas a abri-los.

Seus arquivos podem estar correndo perigo!O programa é leve e fácil de usar, contando também com uma interface amigável e organizada. As ferramentas do aplicativo estão dispostas em uma barra de tarefas logo acima da tela principal dele para facilitar sua visualização.

Este programa permite que você crie, com os arquivos ou diretórios que deseja aplicar a criptografia, pastas protegidas (denominadas "volumes"). Estas pastas podem ser redimensionadas, definindo-se o tamanho do espaço que será reservado para ela (podendo ser aumentado ou diminuido posteriormente). Adicionalmente, uma senha é criada para garantir a segurança desta pasta.

As pastas criadas por este programa só poderão ser abertas mediante a senha e ter o aplicativo instalado no computador. No momento da criação do diretório criptografado, o programa oferece a opção de criar um atalho de acesso direto na área de trabalho. Este programa é gratuito.

EncryptOnClick

O EncryptOnClick também é um programa gratuito que pode ser uma alternativa para manter seus protegidos. Ele utiliza o sistema de encriptação de 256 bits tornando o desbloqueamento dos arquivos praticamente uma tarefa impossível para aqueles que não deveriam estar acessando seu conteúdo. Possui uma interface bem simples de ser utilizada contando com um setor para criptografia e um para descriptografia. Dentro deles há dois botões, um para arquivos e outro para pastas.

Na parte relacionada à criptografia, você seleciona se deseja aplicar a proteção em um arquivo ou pasta e digita a senha (ele precisa que a senha seja digitada e confirmada no campo abaixo). Para descriptografar, basta acessar o alvo por meio da parte referente no progrma e digitar a senha que foi aplicada anteriormente.

A descriptografia do arquivo ou diretório só poderá ser efetuada se você tiver o programa instalado e mediante a senha estabelecida para ele.

KGB Archiver

O KGB Archiver faz duas funções, ele comprime arquivos e tem opção de protegê-los por meio de senha, utilizando a codificação em AES-256 para codificar os arquivos para evitar acessos indesejados. Com ele será possível além de proteger seus arquivos, deixá-los compactados.

Ele possui uma interface com campos e opções bem enxutas, bastando que você escolha os arquivos a serem comprimidos e adicione uma senha para eles. Para abrir os programas futuramente, é necessário ter o programa instalado e a senha que foi aplicada durante a compressão.

Protegendo contra acesso indevido

O único ponto negativo neste programa é que a compressão dos arquivos (bem como a descompressão) são tarefas realmente longas, tomando um tempo considerável mesmo para documentos relativamente pequenos. Este programa é gratuito.

Kruptos

O Kruptos pode ser outra alternativa para proteger arquivos utilizando criptografia a 128 bit. Ele aplica sua proteção tanto para qualquer arquivo armazenado no PC quanto para documentos em dispositivos portáteis de armazenamento. Além disto, ele inclui ferramentas para apagar arquivos definitivamente e geração de arquivos que podem efetuar sua extração sem que o destinatário tenha o Kruptos instalado.

Para abrir os documentos criptografados é necessário ter o programa instalado e digitar a senha correta. Caso o arquivo tenha sido feito de forma auto-executável, é necessária apenas a inserção da senha de segurança. Este programa é gratuito.

Cypherix LE

O Cypherix LE é um ferramenta pela qual você pode codificar seus arquivos e pastas pessoais em até 128Bits. Ele é gratuito e permite a utilização tanto em arquivos contidos em seu computador quanto para pendrives. O programa conta com uma interface amigável e faz cópias, transferência e compressão de seus documentos de forma que fiquem protegidos contra acesso indesejado.

Para abrir os arquivos criptografados é necessário ter o programa instalado e a senha correta que foi previamente aplicada a ele.

Comodo Disk Encryption

O Comodo Disk Encryption permite que você criptografe seus discos rígidos locais e partições e é feito especialmente para proteger dados importantes de serem perdidos ou roubados por terceiros. Esta criptografia é feita por algoritmos fortes e em dois níveis de autenticação, sem interromper o fluxo de trabalho de seu computador.

Os processos de criptografia são realizados sem a necessidade de reiniciar, você pode continuar acessando o drive criptografado normalmente, até mesmo as partições protegidas. É possível proteger os seus arquivos de diferentes formas, através de uma senha, por meio de uma mídia USB utilizada como chave ou ambos.

O programa é gratuito e para abrir os arquivos criptografados por ele é necessário tê-lo instalado, e senha ou USB escolhida ou ambos, dependendo da opção que foi selecionada no momento da criação.

Esperamos que algum deles tenha se enquadrado com o que você estava procurando e caso deseje saber mais sobre criptografia, o Baixaki tem um artigo falando sobre o assunto que pode ser acessado aqui.

Agora você pode ficar tranquilo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.