Ataque ao Twitter: só 8 perfis tiveram seus dados roubados

1 min de leitura
Imagem de: Ataque ao Twitter: só 8 perfis tiveram seus dados roubados
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/smartphone-twitter-telefone-m%C3%B3vel-586944/

No sábado (18), o Twitter publicou que oito perfis tiveram seus dados roubados da plataforma, por meio da ferramenta “Seus dados do Twitter”. A ferramenta permite fazer o download que tudo que estiver relacionado ao perfil ainda estiver armazenado, como endereços de e-mails, mensagens privadas (incluindo arquivos anexados), números de telefone e lista de contatos. No caso das mensagens privadas, elas podem ser coletadas dos servidores do Twitter, mesmo que os usuários já as tenham deletado do perfil.

O incidente está relacionado com o grande ataque que a plataforma sofreu na semana passada, em que vários perfis verificados foram hackeados, incluindo os de personalidades como Barack Obama, Elon Musk, Bill Gates e o do candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden (Democratas).

8 contas não verificadas

A boa notícia, nesse caso do download de dados pessoais, é que nenhuma das oito contas é verificada; isto é, não pertencem a nenhuma personalidade cujas informações contenham segredos de Estado ou que possam pôr em risco a economia de grandes corporações.

Engenharia social

O Twitter já havia confirmado que os hackers tinham se aproveitado de ferramentas internas para realizar o ataque. São ferramentas utilizadas pelos próprios funcionários da plataforma, o que facilitou o acesso às informações; supõe-se que os empregados tenham caído em um golpe de scam baseado em engenharia social.

Segundo a companhia, os invasores "manipularam com sucesso um pequeno número de funcionários e usaram suas credenciais para acessar os sistemas internos do Twitter, incluindo a autenticação em dois fatores”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.