Site adulto vaza 7 TB de dados e brasileiros são afetados

1 min de leitura
Imagem de: Site adulto vaza 7 TB de dados e brasileiros são afetados

A plataforma de transmissão de vídeos adultos CAM4 protagonizou um grande vazamento de dados recentemente que afetou milhões de usuários. Segundo uma descoberta da Safety Detectives, o site deixou 7 TB de informações de usuários expostas na internet.

De acordo com os pesquisadores que descobriram o problema, a causa do vazamento foi um erro no servidor ElasticSearch, que é utilizado no sistema da CAM4. Ao todo, mais de 10,8 bilhões de registros foram ficaram expostos online.

Os dados podiam ser acessados facilmente pela internetOs dados podiam ser acessados facilmente pela internetFonte:  Bleeping Computer 

Além de ser bastante abrangente, o vazamento também continha diversas informações de identificação. O banco de dados que ficou exposto trazia detalhes como nome de usuário, e-mail, forma de pagamento, orientação sexual, endereço de IP, país e também conversas dentro da plataforma.

Brasileiros entre os mais afetados

O número total de afetados é incerto, mas os pesquisadores encontraram pelo menos 11 milhões de endereços de e-mail no banco de dados. Os dados de localização vazados também permitiram realizar uma estimativa dos locais mais afetados pelo problema no site, que alcança cerca de 2 bilhões de visitas por dia e recebe cerca de 1 milhão de horas de conteúdo semanalmente.

Fonte:  Bleeping Computer 

Segundo as estimativas da Safety Detectives, os três lugares mais afetados pelo vazamento do CAM4 foram Estados Unidos, Brasil e Itália. Os pesquisadores apontam que  5,3 milhões de usuários da plataforma no nosso país tiveram parte de seus dados expostos, perdendo apenas para a terra do Tio Sam, que lidera com 6,5 milhões de residentes que acessam o site adulto e foram afetados.

A vulnerabilidade de segurança já foi corrigida pela CAM4, mas a exposição dos dados online ainda pode ser usada contra os usuários afetados. Caso tenham sido capturadas por agentes mal intencionados, as listagens de e-mails e informações pessoais podem ser utilizadas para ataques de phishing direcionados e até mesmo chantagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.