Como usar o Face ID com máscara no iPhone e no iPad Pro

1 min de leitura
Imagem de: Como usar o Face ID com máscara no iPhone e no iPad Pro
Imagem: 9to5Mac
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Projetado para ser o mais seguro possível, o Face ID não desbloqueia o iPhone e o iPad Pro se o usuário não estiver com os olhos, a boca e o nariz visíveis durante o procedimento. Isso pode ser um problema para quem está seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e usando máscara para criar uma barreira contra o novo coronavírus.

Mas pesquisadores do Xuanwu Lab, da Tencent, especialistas em biometria, descobriram uma maneira de usar o Face ID com máscara, para desbloquear os dispositivos da Apple mesmo enquanto você previne a covid-19.

De acordo com eles, o método possui uma alta taxa de sucesso, mesmo no iPhone 11, no qual as funções de segurança são ainda mais reforçadas para evitar o uso não autorizado do celular.

Use metade da máscara durante a configuração.Use metade da máscara durante a configuração.Fonte:  Xuanwu Lab/Reprodução 

A técnica consiste em reconfigurar o recurso e, durante o processo, exibir metade do seu rosto coberto pela máscara — funciona com as descartáveis, caseiras, N95 e quaisquer outros tipos.

Como fazer

Para começar, toque em Ajustes > Face ID > Código > Configurar um Visual Alternativo, no iPhone ou iPad — se já tiver configurado um visual alternativo, será necessário redefini-lo. Agora, lave bem as mãos, pegue uma máscara nova ou higienizada (se for reutilizável) e dobre-a ao meio, cobrindo metade do rosto, até a ponta do nariz.

Caminho para cadastrar o visual alternativo.Caminho para cadastrar o visual alternativo.Fonte:  9to5Mac/Reprodução 

Em seguida, aponte o dispositivo para o rosto e mova a cabeça lentamente para completar o círculo na tela, conforme as instruções. Se o sistema apontar erro, revele um pouco mais do rosto e a ponta do nariz e aguarde até finalizar o processo.

Terminada esta etapa, o Face ID estará treinado para reconhecer o usuário de máscara. Na sequência, coloque-a da forma convencional e faça o teste para desbloquear o iPhone ou o iPad.

Vale ressaltar que esta nova configuração não afeta o funcionamento normal do recurso, com o rosto descoberto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.