Manual do coronavírus? China bane jogo Plague Inc. do iOS

1 min de leitura
Imagem de: Manual do coronavírus? China bane jogo Plague Inc. do iOS
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O governo da China determinou a retirada do jogo Plague Inc. da App Store. Segundo a desenvolvedora do título, a Ndemic, a determinação veio da Administração do Ciberespaço da China e envolve a acusação de "incluir conteúdos ilegais" para circulação no país.

O título coloca o jogador no controle de um vírus que deve ser disseminado pelo mundo, levando em conta fatores como meios de transporte, fronteiras e novos sintomas ou formas de transmissão. Ele foi lançado em 2012 e já ultrapassou 130 milhões de players.

Plague Inc. voltou a ter uma alta quantidade de downloads nas mais diversas plataformas após o início do surto do novo coronavírus. O game até teria sido usado para que algumas pessoas se informassem sobre como uma infecção ocorre — algo nada indicado para um assunto tão sério, por mais realista que seja a proposta. Entretanto, como o governo não confirmou o motivo do banimento, não é possível saber se ele tem ou não relação com o espalhamento do covid-2019.

Fake news

Outra suspeita para o banimento do game é uma atualização enviada aos jogadores em dezembro de 2019. Nela, uma das armas para ajudar o vírus a se espalhar é a criação de notícias falsas que enganam a população e facilitam o contágio; ou seja, praticamente um manual de coisas erradas a se fazer em uma situação como a atual.

A Ndemic afirma que a situação "foge totalmente do controle", mas vai brigar para devolver o aplicativo à loja da Apple na China. O jogo continua sendo distribuído normalmente em outras regiões e plataformas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.