Será que o fim da pirataria virtual está próximo?

1 min de leitura
Imagem de: Será que o fim da pirataria virtual está próximo?

A pirataria de conteúdo pode ter dominado o cenário mundial na última década, mas, aos poucos, o cenário vem se modificando, sugerindo um novo padrão de consumo. No Brasil, por exemplo, uma pesquisa publicada mostrou uma redução expressiva do comportamento graças à popularização de serviços de streaming de músicas e filmes. A Suiça, entretanto, surpreendeu: em 2019, pela primeira vez na década, não houve nem uma condenação relacionada a crimes de compartilhamento e streaming não autorizado, de acordo com a Promotoria local.

O resultado foi atribuído, principalmente, à mudança de estratégia no combate à pirataria. Em vez de direcionar recursos a cidadãos comuns, os processos miram, agora, bloqueios de provedores de serviços – como o Pirate Bay, que inclusive nasceu no país europeu.

Movimentos semelhantes têm ocorrido inclusive no Brasil, que, em 2019, de acordo com a Agência Brasil, suspendeu 210 sites e 100 apps. Na Irlanda, em 2018, a Motion Picture Association derrubou ao menos oito sites de torrent e streaming populares – e ilegais.

A notícia, entretanto, não quer dizer que não haja investigações em andamento. Segundo o site Torrent Freak, é possível que tais serviços locais tenham sido deixados de lado pelas autoridades ou que tenham transferido suas atividades para países fora da jurisdição sueca.

A primeira hipótese foi negada pela advogada do Rights Alliance, grupo que representa empresas cinematográficas e de jogos eletrônicos no país, Sara Lindbäck. "Todos os serviços ilegais de distribuição de conteúdo foram notificados e estão sendo investigados. Obviamente, novos surgirão com o tempo, mas cada um deles já foi identificado", afirma.

Já a chefe de polícia responsável pela área de crimes de propriedade intelectual, Brita Wallström, ressalta que há processos que não chegaram à fase de acusação. "Esse tipo de caso pode levar muito tempo. Afinal, evidências são frequentemente encontradas em outros países, e é necessário suporte legal e cooperativo para receber essas informações".

Ainda que a pirataria não esteja, necessariamente, enfrentando seu fim, atalhos para aquisição de conteúdo ilegal estão diminuindo, uma vez que os meios mais fáceis, como os sites populares, estão, aos poucos, desaparecendo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.