Gigantes de antivírus se unem para combater os stalkerwares

1 min de leitura
Imagem de: Gigantes de antivírus se unem para combater os stalkerwares

Alguns dos maiores desenvolvedores de antivírus do mundo, em conjunto com organizações sem fins lucrativos, se uniram para combater a disseminação dos chamados “stalkerwares”.

O projeto, chamado Coalition Against Stalkerware (CAS, coalisão contra stalkerwares, em português), é formado por 10 empresas no total: Avira, Eletronic Frontier Foundation (EFF), G Data, Kaspersky, Malwarebytes, NortonLifeLock, Weisser Ring, Operation Safe Escape, a National Network to End Domestic Violence e a Work with Perpetrators of Domestic Violence.

O que são os stalkerwares?

Os stalkerwares são aplicativos que repassam informações de uso de um determinado dispositivo para outra pessoa, sem que o dono do dispositivo onde o app está instalado saiba.

Fonte:Pixabay/Reprodução

Em outras palavras, uma pessoa com conhecimento técnico suficiente se apossa, momentaneamente, do smartphone (ou PC) de seu parceiro ou ente querido (namorado, marido, filho, amigo, etc.) e instala um app que coleta informações como mensagens, chamadas, fotos, locais do GPS e outras informações confidenciais, que são enviadas para quem o instalou. O app se mantém “invisível”, de forma que o dono do dispositivo não saiba que ele está instalado.

Por que o CAS quer combater os stalkerwares?

O objetivo do CAS é ajudar a diminuir a violência doméstica, perseguição e assédio, proveniente do uso dos stalkerwares, além de conscientizar as pessoas sobre a existência desse tipo de software.

Brasil é 3º no ranking mundial de stalkerware

Segundo o chefe de pesquisa antimalware da Kaspersky, Vyacheslav Zakorzhevsky, para combater esse apps intrusivos, é importante que os fornecedores de antivírus trabalhem em conjunto com organizações jurídicas, que terão o papel de orientar a população.

Fonte: Kaspersky/Reprodução

De acordo com a Kaspersky, nos primeiros oito meses de 2019 o número de tentativas de instalação de stalkerwares subiu 373% em relação ao mesmo período de 2018, sendo que os países onde mais se utiliza esses apps são a Rússia, Índia, Brasil e EUA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.