Como não ser enganado nas compras da Black Friday

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como não ser enganado nas compras da Black Friday

A Black Friday está chegando, e muitos já estão se preparando para gastar o seu suado dinheiro nas promoções e ofertas dessa data tão especial. Porém, não são apenas os consumidores que ficam contentes durante esse período. Os cibercriminosos aproveitam a época das compras para criar armadilhas e roubar dinheiro dos mais desprevenidos.

Se você não quer entrar para a estatística, é bom estar preparado. Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas úteis para você se proteger durante as compras na Black Friday. Estas recomendações podem ser colocadas em prática não somente durante a época das compras mas em qualquer período do ano.

Além das dicas, também vamos mostrar como você pode usar um código promocional Kaspersky e manter o seu computador ainda mais seguro.

Desconfie de ofertas inacreditáveis

A vontade de pagar barato durante a Black Friday é realmente grande, porém esse sentimento não pode cegar alguém a ponto de dificultar a identificação de uma promoção falsa. Uma estratégia muito comum dos cibercriminosos é criar uma oferta tão tentadora para os consumidores que se torna praticamente irresistível. O anúncio de um smartphone de última geração pela metade do preço certamente chama atenção de qualquer um.

Kaspersky

Contudo, por trás dessa promoção inacreditável está, geralmente, uma página falsa esperando para receber o pagamento por um produto que nem existe. Em outros casos, sites maliciosos conseguem coletar dados bancários e utilizá-los para fins criminosos — o famoso phishing.

Se você não quer cair nessas armadilhas, esteja sempre atento às credenciais dos sites. Verifique se o domínio da página (o nome do site) está digitado corretamente e se você consegue encontrar os selos que atestam a segurança daquele e-commerce. Caso queira uma solução ainda mais inteligente, instale um antivírus para detectar automaticamente os sites falsos que estejam praticando phishing.

Cuidado com mensagens e emails

Uma das formas mais comuns (e infelizmente mais eficientes) de se aplicar golpes é através de email. Com a popularização de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, essa prática ganhou mais um terreno, mas ainda permanece com as mesmas características.

Os cibercriminosos geralmente enviam promoções irresistíveis ou ofertas de produtos gratuitos em troca de um cadastro. Com essa tática, os malfeitores roubam os dados das pessoas e os utilizam para praticar crimes em outros ambientes. Há também aqueles que pedem o compartilhamento de senhas, arquivos e fotos que podem ser usados para práticas ilícitas.

Kaspersky

Além de prestar a máxima atenção em qualquer mensagem que receber, vale a pena sempre observar o remetente de cada texto e verificar a identidade de quem conversa com você nos mensageiros. Dessa forma, você certamente conseguirá evitar cair nas principais armadilhas preparadas pelos cibercriminosos.

Proteja você e a sua família

Além de adotar boas práticas que podem salvar o seu dinheiro, manter o seu ambiente de compra protegido é muito eficiente para garantir a sua segurança — e a da sua família. Uma das melhores formas de fazer isso é ter um bom antivírus instalado no seu computador.

Não sabe como instalar antivírus na sua máquina? Não se preocupe. Esse é um processo rápido e que dura apenas alguns minutos.

Kaspersky

Se a sua dúvida é com relação a qual antivírus escolher, nós temos uma sugestão. A nossa recomendação é a líder global em segurança, a Kaspersky, que oferece um período de testes de 30 dias para você experimentar todas as funcionalidades do software.

Além de funcionar como um antivírus, o Kaspersky Total Security oferece proteção em redes WiFi públicas, pode ser instalado em vários dispositivos e garante a segurança de privacidade, senhas, arquivos e fotos. Até mesmo o seu dinheiro em transações bancárias e compras online está protegido, o que é ideal para um período como a Black Friday.

Se você quer se manter realmente seguro nesta Black Friday, instale o software no seu computador e experimente o Kaspersky Total Security gratuitamente por 30 dias agora mesmo.

Se quiser, também confira os cupons oferecidos pela empresa e que podem ajudá-lo a economizar um bom dinheiro ao adquirir o software antivírus para a sua casa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.