Google e ESET se unem para manter a Play Store livre de malwares

1 min de leitura
Imagem de: Google e ESET se unem para manter a Play Store livre de malwares
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Google anunciou uma parceira com três empresas especializadas em segurança digital, a fim de diminuir a incidência de aplicativos infectados por malwares na Play Store. O projeto chamado de App Defense Alliance (Aliança de Defesa de Aplicativos, em português) envolve as empresas Lookout, Zimperium e a renomada desenvolvedora de antivírus, ESET.

Não é de hoje que os dispositivos Android sofrem com o problema de malwares. A própria flexibilidade do ecossistema de software livre favorece a disseminação de apps maliciosos, seja por meio de lojas de terceiros e até mesmo na própria loja oficial da plataforma.

Fonte: Pixabay/Reprodução

Criando um escudo de proteção

Desta vez, a Google está se aliando a três empresas experientes, com o objetivo de rastrear os apps e impedir que aqueles que representam algum risco para os usuários sejam impedidos de ser publicados. Tanto a ESET quanto Lookout e Zamperium já haviam trabalhado com a Google antes, detectando e relatando software potencialmente inseguro.

A diferença é que agora essas três empresas vão trabalhar juntas, cada uma com sua própria estratégia de detecção, para criar uma espécie de barreira protetora em três níveis, varrendo os apps antes que eles sejam lançados na loja.

Projeto é bom, mas pode diversificar formas de contaminação

Embora a aliança de defesa de apps soe como uma ótima solução para melhorar a segurança da loja, alguns especialistas afirmam que o projeto da Google pode fazer com que os desenvolvedores de malwares passem a diversificar e aperfeiçoar as formas de distribuição de softwares maliciosos.

O fato de mais empresas terem acesso à publicação de apps na loja também aumenta a possibilidade de hackers procurarem vulnerabilidades no próprio pipeline da Play Store.

De qualquer forma, sabemos que a Google não tinha condições de manter a segurança de sua loja de apps sozinha. Sendo assim, a App Defense Alliance surge como um esforço válido.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.