Menu

Explore por temas!

Bookmarks

Salve suas notícias e leia quando quiser.

Imagem de: Whatsapp tem falha de segurança grave; saiba como se proteger
Avatar do autor

Por Ramalho Lima

via nexperts

1 min de leitura

Whatsapp tem falha de segurança grave; saiba como se proteger

Esta semana, o Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (INCIBE), fez um alerta para uma falha de segurança do WhatsApp em celulares Android. Segundo a organização, a vulnerabilidade é considerada grave, e pode prover o controle do aparelho a um hacker, a partir de imagens gifs trocadas por meio do app de mensagens instantâneas.

Como o bug é explorado?

Os gifs (imagens em movimento, que se assemelham a vídeos muito curtos) podem conter um código malicioso, que é instalado no smartphone, e pelo qual o invasor pode obter acesso às informações pessoais do dono do dispositivo. Após a invasão, o hacker pode acessar todos os recursos do WhatsApp, como ler mensagens, transferir arquivos compartilhados e gravar áudios e vídeos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fonte: Pixabay/Reprodução

A notícia “boa” é que a falha está limitada às versões 8.1 e 9 do Android. Versões anteriores e posteriores, como a 8.0 e a 10 são completamente imunes.

 Atualizar o app resolve o problema

A única forma de solucionar o problema é atualizar o app, e se certificar de estar usando uma versão superior à 2.19.244. Depois que a falha foi identificada, a empresa já liberou um patch de correção.

Como atualizar seu WhatsApp:

  1. Abra a Play Store (loja do Android);
  2. Toque no ícone em forma de três traços horizontais, no canto superior à esquerda;
  3. Toque em “Meus aplicativos e jogos”;
  4. A Play Store vai procurar por atualizações de apps e mostrar quais possuem updates disponíveis;
  5. Escolha o WhatsApp e toque em “Atualizar”, ou toque em “Atualizar todos” para que todos os apps sejam atualizados de uma única vez.

Está feito!

O Facebook, proprietário do WhatsApp, não constatou que a falha chegou a ser explorada, já que liberou a correção quase imediatamente.

De qualquer forma, é bom checar seu app e fazer a atualização de forma manual, caso ele não tenha sido atualizado automaticamente.

Cupons de desconto TecMundo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes

UOL Tilt

Categorias

Segurança WhatsApp

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Whatsapp tem falha de segurança grave; saiba como se proteger