Autenticação de dois fatores fica mais fácil no Android

1 min de leitura
Imagem de: Autenticação de dois fatores fica mais fácil no Android
Imagem: boxcryptor
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Agora os usuários do Android não precisam mais se esforçar tanto para lembrar ou anotar os códigos de verificação de duas etapas. Isso porque o Google desenvolveu uma forma de facilitar e automatizar este processo sem prejudicar a segurança da informação. Para isso, o Play Services vai preencher automaticamente códigos de verificação enviados para o celular dos usuários.

A segurança online é um aspecto muito importante na utilização de diversos aplicativos. Por conta disso, para se conectar em determinadas aplicações é necessária uma autenticação em duas etapas - um código de verificação é enviado para o telefone do usuário, que consegue utilizar o serviço desejado somente com este código em mãos. Apesar de melhorar o processo de segurança, esta prática pode dificultar o acesso das pessoas, pois os códigos não costumam ser fáceis de lembrar.

Segurança efetiva

Segundo o Google, o 2FA (sigla para o código de verificação em duas etapas) bloqueia 100% dos bots automáticos e 96% dos ataques de phishing (estratégia utilizada por hackers para conseguir informações pessoais, como números de documentos, dados bancários e cartões de crédito) em massa. No geral, ajuda a impedir que 76% dos ataques direcionados sejam bem sucedidos. Portanto este é um recurso que os usuários devem utilizar para estarem mais seguros em suas operações online.

Alguns aplicativos já utilizam essa técnica de segurança de forma automática, mas ainda não é uma prática comum. Por isso, é possível configurar seu telefone para fazer isso automaticamente. Para fazer isso, verifique se o Google Play Services está na versão 19.2.75 no seu dispositivo.

Em seguida, você deve ativar seu aparelho para o preenchimento automático de códigos de verificação em Configurações> Sistema> Idiomas> Avançado> Serviço de preenchimento automático. Por último, selecione Configurações> Google> Preenchimento automático de verificação e alterne este recurso para "ativado".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.